sábado, 22 de setembro de 2012

A monocultura do eucalipto e o deserto verde


21 de setembro - Dia Internacional da luta contra o monocultivo florestal

No deserto verde:
Eu calipto,
tú calipto,
Nós capitulamos.

Por Edílson Cordeiro*

O dia 21 de setembro é o dia internacional da luta contra o monocultivo florestal. A iniciativa partiu da Rede Alerta Contra o Deserto Verde, em 2004, e já faz parte do calendário de organizações ao redor do mundo, que lutam pela redução do monocultivo vegetal e pela preservação da biodiversidade.

Os monocultivos florestais são caracterizados pelo plantio de uma única espécie vegetal, ao longo de dezenas de milhares de hectares. São chamados de desertos verdes, porque escondem sob suas folhagens verdejantes imensos danos ambientais e econômicos.

Outra característica marcante dos desertos verdes é a ocupação das terras mais planas, pela necessidade de mecanização intensiva. Por seu lado, esta prática resulta em baixa geração de empregos, proporcionalmente ao tamanho da área ocupada.


Além disto, os empreendimentos baseados na exploração da monocultura estão ligados ao baixo custo de aquisição da terra, à vantagens logísticas e incentivos governamentais. Resulta que os interesses do negócio transcendem em muito aos interesses da região onde encontra-se inserida. 

O monocultivo existirá enquanto as condições vantajosas que o sustentam permanecerem, ou enquanto os acionistas assim decidirem, pois a monocultura tem ligação com o lucro, não com as pessoas ou com a região.

O tempo da monocultura é o agora. O tempo das pessoas é o ontem, o hoje e o amanhã. Uma empresa tem ativos e passivos. Uma pessoa tem filhos e netos, sonhos e a esperança de que ela deixará para seus sucessores um mundo melhor do que recebeu.


*Edílson Cordeiro é natural de Veredinha-MG, é advogado e reside atualmente em Curitiba/PR.

Imagem 1: Imagem e verso retirados do blog Eternalheta
Imagem 2: Foto artística retirada do facebook de Luís Carlos Fernandes intitulada como "Firula no mato" fotografada na zona rural da cidade de Veredinha-MG.

Mais informações sobre a monocultura do eucalipto e seus impactos à natureza local consultar: A monocultura do eucalipto e suas implicaçõ

Publicado no MMC Movimento Muda Capelinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário