quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Capelinha: Mesmo com renúncia de Gelson Cordeiro sua foto aparecerá na urna


Eleições 2012 – Capelinha - MG
O povo poderá estar votando em Gelson e escolhendo outro candidato a prefeito

Rosa Santos, no jornal Acontece nº 20, de Capelinha

De acordo com informações do Cartório Eleitoral de Capelinha, no dia 27 de setembro acontecerá a geração das mídias, isto é, a gravação dos dados de candidatos a prefeito e vereador na cidade, no Sistema de Justiça Eleitoral.

E de 28 a 30 de setembro, as urnas eletrônicas receberão estes dados. Este processo é chamado de colocação de carga nas urnas. Após este procedimento, as urnas serão lacradas, não podendo mais ser trocado nenhum dado de candidatos até 7 de outubro, data das eleições municipais.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por sua vez, informou que a foto do candidato que optar por renunciar à candidatura, colocando outra pessoa em seu lugar, vai aparecer nas urnas ainda assim. E os votos que forem computados para ele serão destinados ao substituto.

Já nos casos em que, mesmo com impedimento na Justiça Eleitoral o candidato não trocar a titularidade da chapa, todos os seus votos serão considerados sub judice até uma eventual decisão no TSE, que cita como exemplo: se o ficha-suja tiver mais votos, mas seus recursos forem rejeitados, assume o segundo colocado na eleição.
  Leia edição digital do ACONTECE:  www.multideias.net  

Capelinha já viveu esta situação em duas eleições. Em 2004, o povo votou em Tico Neves e elegeu Ivan Pimenta. Em 2008, o povo votou em Gelson Cordeiro e elegeu Pedro Vieira.
Agora, tudo indica que Gelson irá renunciar no prazo final, dia 04 de outubro. Sua foto aparecerá na urna, mas o candidato ou candidata deve ser outro/outra. 
O ex-prefeito Gelson Cordeiro (1997-2004) consta da lista da lei da Ficha Limpa do TSE e está inelegível.
Se ele não renunciar - e se ganhar - não poderá tomar posse.

Leia mais aqui: eleições.2012.capelinha-mg-gelson.admite.que.pode.renunciar

Nenhum comentário:

Postar um comentário