sábado, 22 de setembro de 2012

Comitê Regional do Jequitinhonha/Mucuri estabelece novas metas na última reunião do ano


Reunidos no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), os 14 representantes das secretarias e órgãos do Governo de Minas compartilharam experiências e conquistas alcançadas em reuniões anteriores do comitê

Foto: Paulo Boa Nova / SeplagComitê Regional do Jequitinhonha/Mucuri estabelece novas metas na última reunião do ano
Fazem parte do Comitê 14 representantes de orgãos governamentais
Os objetivos estratégicos discutidos na quarta (19.09) e quinta-feira (20.09) na terceira reunião do Comitê Regional do Jequitinhonha/Mucuri, em Diamantina, tiveram como base principal as necessidades apontadas durante a apresentação das secretarias e órgãos do Governo de Minas que atuam nos 66 municípios da região.

Para a Educação, o transporte escolar e o ajustamento funcional na carreira docente foram iniciativas apresentadas na ordem das discussões e consideradas fundamentais para o combate a evasão escolar.

No caso do transporte, a qualidade das estradas foi colocada como fator relevante para aumentar a frequência dos alunos em sala de aula.

". Temos que chamar a atenção do Estado para a questão do transporte escolar de qualidade para os alunos. Só assim vamos combater a evasão", afirma a superintendente Regional de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Maria da Conceição Gazzinelli.

Outra prioridade discutida vem da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), já que a presença de abatedouros clandestinos colocam em xeque a qualidade da carne distribuída e comercializada nos frigoríficos. A correção para o problema pede a instalação de abatedouros legalizados e devidamente fiscalizados.

Ainda no campo, outra proposta estabelece o fortalecimento do Projeto de Combate à Pobreza Rural do Estado de Minas Gerais (PCPR), ampliando os recursos para o desenvolvimento econômico e social das famílias que vivem nessas regiões.

Expandir a cobertura dos recursos para a água, levando o fornecimento aos 85 municípios do semiárido, foi a quinta iniciativa levantada durante a reunião do comitê.

A sexta prioridade solicita a ampliação de vagas para o cumprimento de medidas socioeducativas de meio fechado para o combate à criminalidade envolvendo menores infratores. Além disso, outra proposta apresentada pede políticas de enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil, além do combate à violência aos grupos vulneráveis, caso de mulheres e idosos.

Encontro

Reunidos no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), os 14 representantes das secretarias e órgãos do Governo de Minas compartilharam experiências e conquistas alcançadas em reuniões anteriores do comitê. Um exemplo é a elaboração de projetos para pavimentação asfáltica dos entroncamentos do município de Ijicatu. Com recursos do Proacesso confirmados no início de agosto, as obras serão executadas dentro do programa Caminhos de Minas.

O coordenador regional do Departamento de Estradas de Rodagem em Araçuaí, Marco Antônio de Lima, destacou a importância dos comitês como estratégia de desenvolvimento integrado de todas as regiões do Estado.

"Esse trecho é um exemplo da importância não só deste comitê, mas de todos os outros que temos dentro do Governo de Minas Gerais, porque trabalhando em sintonia com todos os órgãos é que vão surgindo ideias concretas. Trabalhar em conjunto é isso", disse Marco Antônio.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário