quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Hospitais terão leitos para tratamento de dependentes de crack e outras drogas


Capelinha, Minas Novas e Turmalina contarão com leito hospitalar para tratamento de dependentes de álcool, crack e de outras drogas

Texto de Rosa Santos, no Jornal Acontece, nº 20, de Capelinha

Os pacientes portadores de transtorno mental ou que necessitam de atendimento médico e psicológico  devido a problemas decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas irão contar com um leito hospitalar exclusivo.

Para a microrregião estão previstos leitos em Capelinha, Minas Novas e Turmalina. Onde já existe Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) como ocorre em Minas Novas, a implantação dos leitos é mais rápida e em maior quantidade. Minas Novas já possui um CAPS.

Turmalina inaugurou um centro recentemente e a previsão para Capelinha, segundo o secretário municipal de Saúde, Fernando César Moreira da Silva, é a instalação de um CAPS ainda este ano.

O projeto do Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, prevê a oferta de no mínimo quatro e no máximo 21 leitos nos municípios mineiros. Mas, como há casos de cidades ainda sem o serviço de saúde mental implantado, a Secretaria de Estado da Saúde fará uma adequação:

”O processo para a implantação do seviço em Capelinha já está adiantado na Secretaria de Estado da Saúde. Depois do CAPs instalado, teremos condições de receber o primeiro leito”, informa Fernando Silva.

Aos municípios contemplados, o Estado disponibiliza R$ 4 mil para a estruturação e instalação do leito. Depois do serviço em funcionamento, o valor a ser recebido é de R$ 300 por diária.  

O paciente será assistido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo encaminhado por um médico e psicólogo que o tenha atendido em um  hospital ou Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Leia edição digital do ACONTECE:  www.multideias.net 

Nenhum comentário:

Postar um comentário