quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Prefeitura de Coronel Murta investiga caso de remédios que foram parar no lixo


Entre as caixas de remédios que estavam vencidos, foi encontrada uma caixa de antibiótico que venceria em fevereiro de 2013

Foto: DivulgaçãoPrefeitura de Coronel Murta investiga caso de  remédios que foram parar no lixo
As caixas com os medicamentos foram levadas para descarte na usina de reciclagem e compostagem de lixo da cidade
O prefeito municipal de Coronel Murta , no Vale do Jequitinhonha , (MG) Heleno Moutinho (PP) ,  determinou a abertura de sindicância para apurar  como uma caixa do antibiótico Amoxilina que venceria em fevereiro de 2013,   foi  parar entre medicamentos vencidos que  seriam descartados na usina de triagem e compostagem de lixo do município.

“ Há suspeitas de sabotagem para prejudicar a administração”, afirmou o prefeito.

De acordo com relatório elaborado pela equipe da Vigilância Sanitária e Epidemiologia, no dia 18 de setembro foram recolhidos da farmácia básica da prefeitura  12 caixas de medicamentos entre antibióticos, vermífugos e remédios de uso controlado que estavam vencidos.

“ É um procedimento natural . Seguimos orientações da Vigilância Sanitária. Todos os medicamentos vencidos, são recolhidos e armazenados até a data do descarte.”, explicou o prefeito.

“ As caixas com os medicamentos foram colocados em um depósito do departamento de Epidemiologia e um funcionário do setor foi visto remexendo estes medicamentos”, afirmou Moutinho.

Ele contou que no dia seguinte, quando o caminhão chegou para descartar os remédios no local indicado, lá se encontravam um coordenador de campanha do candidato  adversário, dois vereadores da oposição e um candidato a vereador também da oposição.

“ Os vereadores se identificaram como autoridades e exigiram a verificação das datas de vencimento dos remédios e encontraram uma caixa de amoxilina entre os medicamentos que seriam descartados. ”, disse o prefeito.

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada . Foi lavrado um boletim de ocorrência. A caixa de amoxilina retornou para a farmácia básica da prefeitura.

“ Abrimos uma sindicância para apurar os fatos. O que pergunto é: como aquelas pessoas que estavam lá, ficaram sabendo de antemão que havia uma caixa de remédio que não estava vencido no meio dos que seriam inutilizados? Creio que houve uma armação”, acredita o prefeito.

“ Se for comprovado que houve sabotagem ou negligência de algum funcionário, vamos tomar as medidas cabíveis”, garantiu o prefeito.

Durante dois dias, a  reportagem tentou falar por celular com um dos membros da equipe que esteve no local para denunciar o fato. Porém, uma gravação indicava telefone fora de área.
Fonte: Gazeta de Araçuaí

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário