quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Capelinha: Leninha é a candidata a prefeita, indicada por Gelson Cordeiro

Comício esvazia-se após indicação de Leninha como candidata a prefeita. Comunicação foi feita pelo líder político reverenciado como mártir e herói

O comício de encerramento da campanha da coligação encabeçada pelo PV, em Capelinha, no Alto Jequitinhonha, não esteve muito animado. À tarde e na noitinha havia pouca animação com o comício anunciado como da vitória do 43. Muitos chegavam com sua bandeira verde enrolada.

A falação começou a partir de 21 horas. Tudo girava em torno do mito político Gelson Cordeiro. E assim permaneceu por todas as bocas dos candidatos a vereador, do advogado e dos deputados  Bilac Pinto e
Carlos Pimenta.  Este foi anunciado como filho de Capelinha. Mas, nasceu em Belo Horizonte, fez carreira política em Montes Claros, onde casou com moça da família tradicional Borém.

Os dois deputados só fizeram enaltecer a figura de Gelson Cordeiro como “homem perseguido, honesto e que só soube fazer o bem do povo”.

Às 23:12 horas, Gelson foi anunciado com grande efusão. Foi o único momento em que as bandeiras verdes desfraldavam com mais vigor.
Ele relembrou seus feitos como administrador da Prefeitura de Capelinha, reclamou dos serviços da saúde e do Hospital que se transformou em  Fundação, elogiou muitas vezes Leninha e a força da mulher.
Reclamou dos adversários que o crucificavam, em uma atitude de auto-louvação, auto-piedade. 
Antes de anunciar o nome da sua substituta, uma voz grave e melancólica de um locutor falou de um grande homem. 
Quando ele anunciou que Leninha seria sua candidata a prefeita, e sua irmã Hedy Lamar Cordeiro como vice-prefeita,  as pessoas foram saindo da  manifestação com suas famílias, enrolando sua bandeira, como numa crônica anunciada, mas que as pessoas que seguem Gelson não queriam acreditar.
A concentração que chegava até o perto do Restaurante Girassol murchou e fez esquina na Farmácia Indiana.
Antes, por volta das 22 horas, havia cerca de 2.000 pessoas. Quando Leninha começou a falar, às 23:32 horas, e terminou às 23:56 horas, a praça esvaziou-se pela metade.
Pode ser pelo adiantado da hora, como alguns podem analisar, mas também foi, e principalmente, porque Gelson não seria prefeito mais. A decepção estava estampada no rosto dos presentes.
Os semblantes dos apoiadores do 43 se mostravam decepcionados. Alguns esperavam que o ex-prefeito Gelson Cordeiro mantivesse a sua candidatura até o fim da campanha, embora no dia anterior ele já tivesse protocolado carta de renúncia no Cartório Eleitoral.
Ele acabou fazendo aquilo que negou a campanha toda.
Renunciou.
E apresentou duas mulheres como prefeita e vice-prefeita, para uma Capelinha machista votar em seus nomes, tendo o nome de Leninha sido imposto pela maioria do grupo. Gelson queria emplacar sua irmã.
O que se fez durante toda a campanha, dentro do grupo político, era vangloriar a figura do Gelson, o pai dos pobres, o benfeitor da pobreza. E a negação dos seus mal-feitos que o levaram à renúncia.
Foi um comício muito triste, com pouca gente animada.
Poucos do grupo ainda acreditam em vitória do 43.

6 comentários:

juniboy disse...

O POVO DE CAPELINHA-MG CANSOU DE SER ENGANADO SEMPRE ELE ANDA A CAMPANHA INTEIRA COMO CANDIDATO E DEPOIS PULA FORA E COLOCA OUTRO FOI ASSIM COM O ATUAL PREFEITO MAIS AGORA CHEGA TAMBÉM DE ENGANAÇÃO O POVO QUER A VERDADE E ESTA SÓ SERA DITA E TRABALHADA NAS URNAS..... OBRIGADOO AII GENTE NÃO SOU DE LADOO ALGUM POLITICAMENTE FALANDOO... ABRAÇOS...THAU THAU...

E.Oliveira disse...

Rapaz.
Gostei muito da forma como o texto foi escrito. Embora esteja longe, me senti acompanhando os acontecimentos ao vivo. Parabéns ao repórter.

Unknown disse...

O Cara que rotulou os capelinhenses como machistas excluiu meu comentário. Elimine então o campo de comentários e crie um campo apenas para elogios. Censurou, que feio!
"para uma Capelinha machista votar em seus nomes"
Como vc chegou a conclusão que o povo de Capelinha é machista? (não sou partidário, que fique claro.)

Dj Veneno disse...

Não sei ao Certo Qual foi o "JORNALISTA" que escreveu essa matéria,mas quero vir lembrar que JORNALISMO é uma coisa muito Séria,e não devemos usar de PAIXÃO para informar as pessoas, e não confundir OPINIÃO com INFORMAÇÃO!
Eu estava Presente nesse Comício,e assim como 30% do eleitorado de capelinha estava entre os indecisos,por falta de uma Boa Opção para a CIDADE(E Falei,para a CIDADE,não para algumas pessoas dela),e como a maioria que estava lá tambem,só queria ouvir se realmente era Verdade que Leninha seria a Candidata agora,e até onde conheço, uma Pessoa íntegra!Portanto, acho que não deveria distorcer a informação! Pois ela está bem Diferente do que realmente aconteceu!
Ah,e lembrando que não tenho "lado" Político e estava entre os Indecisos até a Notícia de Ontem!

Álbano Silveira Machado disse...

DJ Veneno,
não se pocurou analisar as qualidades ou defeitos de Leninha. A linha de raciocínio do texto é de destacar uma campanha eleitoral baseada na alimentação de um mito político, de personificação das ações políticas, de messianismo que embota mentes e corações.
Sem nenhuma paixão, nem contra, nem a favor.

Dj Veneno disse...

Não Falei Sobre Avaliação Pessoal!
Falei Sobre o Relato do que Realmente aconteceu,que foi bem Distorcido da Realidade!
E na minha Humilde Opinião a informação deve ser sempre imparcial!

Postar um comentário