domingo, 7 de outubro de 2012

Capelinha: Pedro Vieira se reelege com quase 6 mil votos de frente

 Pedro Vieira obteve  11.404  votos. Gelson Cordeiro/Leninha teve 5.798 votos. Diferença de 5.712 votos.
Pedro Vieira, do PSDB, atual prefeito de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, obteve 11.404 votos, e se reelegeu para um próximo mandato. Ele venceu Leninha/Gelso Cordeiro que obteve 5.798 votos.
Prefeito Pedro Vieira fez uma campanha de cunho ético e de proposta de participação popular
A frente eleitoral foi de 5.712 votos. É a maior da história de disputas eleitorais de Capelinha.
Esta vitória do prefeito Pedro Vieira e de um amplo arco de partidos políticos também representa um derrota fragorosa do ex-prefeito Gelson Cordeiro, que vinha se sustentando  como um verdadeiro mito na política local, quase impossível de ser batido.

A Coligação "Capelinha: O Futuro que queremos" uniu os partidos políticos PSDB, PT, PMDB, DEM, PTB, PCdo B, PHS, PP e PSL.  O nome de Pedro Vieira conseguiu unir muitas forças políticas no município que estiveram em confronto eleitoral por quase 20 anos. 
Esta foi a grande diferença. 
E mais: Pedro Vieira enfrentou o seu ex-aliado político. Gelson Cordeiro quis medir forças com o atual prefeito. E levou uma balaiada.

Muitos analistas da vida política de Capelinha acreditam que esta eleição inaugurou uma nova fase na história política local. Foi a eleição com maior respeito às leis e aos cidadãos em toda a história. O Juiz Eleitoral botou ordem em todo o processo.

Dados finais
Eleitorado: 24.763 
Comparecimento: 19.141 eleitores
Votos válidos: 17.202
Pedro Vieira: 11.404 votos ou 66,29%
Gelson Cordeiro: 5.798 votos ou 33,71%
Abstenção: 5.622 eleitores - 22,7%
Votos nulos: 1.322 - 6,91%
Votos brancos: 617 - 3,2% 

Derrota fragorosa do Gelson
Durante toda a campanha Gelson Cordeiro manteve o seu nome como candidato, embora fosse proibido de registro de candidatura por estar incluído na lista de candidatos impugnados pela Lei da Ficha Limpa.

Ele só renunciou no dia 03.10.2012, terça-feira. Na cabeça de chapa de sua coligação foi registrado o nome de Leninha Almeida, do PDT. Porém, o nome que apareceu nas urnas foi o de Gelson Cordeiro, tendo Leninha como vice. 

Este tipo de artimanha de substituição no último prazo não permitiu que a Justiça Eleitoral pudesse trocar os nomes. Nas urnas, apareceu o nome de Gelson como candidato a prefeito. Portanto, os votos dados a Gelson Cordeiro foram direcionados para Leninha Almeida. É o que vai constar no relatório final dos resultados finais das eleições municipais de Capelinha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário