segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CORONEL MURTA SOFRE ANUALMENTE COM INCÊNDIOS. MUITOS SÃO CRIMINOSOS


O incêndio, que teve inicio na sexta-feira (27.10), já 

atingiu mais de 15 km de Área de Preservação Ambiental

INCÊNDIO JÁ ESPALHA POR UMA ÁREA DE APROXIMADAMENTE 15 KM
Foto: Divulgação
Incêndio está destruindo área de preservação ambiental de Coronel Murta
O fogo atingiu as regiões do Pau Alto, Lorena e Palmeiras
Desde sexta-feira(26), um incêndio de grandes proporções, está consumindo as matas de uma Área de Preservação Ambiental (APA) de Coronel Murta (MG) no Vale do Jequitinhonha.

  Há suspeitas que o incêndio  foi causado provavelmente por um pequeno produtor, uma vez que, por anteceder as chuvas, nos meses de setembro a novembro,  os agricultores da região  preparam a terra para o plantio, provocando  queimadas, uma medida ainda arcaica, porém comum na região.


Moradores estimam  que o incêndio já se espalhou por uma área de aproximadamente 15 Km .

As regiões atingidas são Pau Alto, Lorena e Palmeiras que estão incluídas na APA ( Área de Preservação Ambiental ) do município

Uma equipe  com 4 soldados do Corpo de Bombeiros de Teófilo Otoni está no local juntamente com uma guarnição da Polícia Ambiental de Araçuaí.

No sábado o fogo chegou a ser controlado porém, com a ventania, o incêndio acabou se alastrando. A mata está seca em decorrência da longa estiagem o que também está favorecendo a propagação das chamas.

Esta não é a primeira vez que a região é atingida. Em outras ocasiões o fogo foi criminoso e partiu de um fazendeiro da região do Pau Alto.

A região, na área de transição da caatinga para o cerrado , é rica em espécies da fauna e flora que o fogo está destruindo.

A Polícia Ambiental prometeu para o final da tarde desta segunda-feira (29), divulgar um relatório sobre o caso.
 
Pedido de socorro
Pelas redes sociais, jovens e filhos da cidade que vivem em outros locais estão apelando para as autoridades e para a imprensa, para chamar atenção sobre o desrespeito com o meio ambiente na região..

Foi o caso da estudante Camila Lima Murta que enviou e-mail para o jornal Gazeta: “Pedimos socorro pelas nossas memórias, pois sabemos que pelo descontrole e potencialidade do fogo, tanto as fazendas que nos rodeiam quanto a nossa cidade,correm perigo! “
Coronel Murta , tem cerca de 10 mil habitantes e é reconhecida pela beleza da sua paisagem, pelos seus garimpos e suas praias banhadas pelo rio Jequitinhonha

Sérgio Vasconcelos
Repórter , do Jornal Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário