domingo, 14 de outubro de 2012

Diretora de escola estadual viaja para intercâmbio nos Estados Unidos

Diretora Ivonilde Rodrigues de Souza Costa, de Taiobeiras, fará intercâmbio com gestores norte-americanos, argentinos, tailandeses e portugueses
A diretora da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, Ivonilde Rodrigues de Souza Costa, embarcou para os Estados Unidos nesta quarta-feira (10). A gestora da escola do município de Taiobeiras, no Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, fará um intercâmbio até dia 4 de novembro, quando finalizará os trabalhos com diretores de escolas da Argentina, Tailândia, Portugal e Estados Unidos, que também farão parte desta troca cultural.
A viagem faz parte do Prêmio Gestão Escolar, uma iniciativa do Ministério da Educação, Embaixada dos Estados Unidos e outros órgãos, que premiaram as instituições com os melhores projetos de gestão participativa voltada para o monitoramento e avaliação de professores, a nível regional, com este intercâmbio, e também com prêmios em dinheiro, a nível nacional, as seis escolas finalistas do Brasil.
A diretora participou de um encontro em Brasília, entre os dias 25 e 26 de setembro, para receber orientações sobre a cultura estadunidense, possíveis desafios, e uma introdução sobre aspectos comparativos entre o sistema educacional do EUA e Brasil.
Segundo Ivonilde, estão previstos nos três primeiros dias “estadia em Washington, onde nosso grupo irá participar do Seminário sobre Gestão e Lideranças Escolares. Depois disso, os diretores serão divididos em duplas e cada um segue para o seu destino: Arizona, Texas, Minnesota, Illinois, Nova York e Califórnia. Eu fui escalada, junto a uma diretora capixaba, para o estado da Califórnia, onde nós ficaremos por mais duas semanas. Na sequência, voltamos para Washington para encerramos o restante dos trabalhos e a nossa viagem”, relatou.
Questionada sobre as expectativas, a diretora da EE Presidente Tancredo Neves disse ter uma expectativa grande por se tratar de uma cultura diferente. “Estou ansiosa, primeiro por conhecer outro país, e depois por ter a oportunidade de trocar experiências que vão melhorar a educação da minha escola e do meu município. Tenho certeza que iremos ter muita coisa para apresentar, e muita coisa também para aprender. A programação está bem diversificada”, definiu a diretora que irá viver uma rotina intensa de imersão cultural. A agenda do grupo de diretores contemplados pelo Prêmio Gestão Escolar inclui agenda de atividades que começam às 9h e vai até ás 22h.
Para ela, discussões sobre recursos tecnológicos voltados para educação, poderá ser um foco nas reuniões de trabalho. “Eles possuem técnica e estão mais avançados que nós neste quesito. Acho que teremos muito para aprender. Mas temos muita coisa em comum nas metodologias de ensino. Acho que o diferencia o sistema educacional brasileiro do dos norte-americanos é o tipo e a forma de financiamento”, observou.
Escolha da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves
A representante da Comissão Estadual de Avaliação da Secretaria de Estado de Educação, Suzana Carvalho Ferrari, explicou na ocasião do processo seletivo para etapa nacional do Prêmio Gestão Escolar 2012, sobre a razão da escolha da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves para representar Minas Gerais. “A escola implementa diversos projetos interdisciplinares, apresenta uma cultura inclusiva e o clima organizacional é sustentado na cooperação. Além disso, a diretora apresenta uma liderança democrática, com postura aberta e facilitadora”.
“Chá literário”, “Clube da matemática”, “Feira interescolar dos livros” e Xadrez foram algumas das atividades empreendidas pela escola que desenvolve uma gama interessante de projetos inovadores que despertam o interesse dos alunos pela leitura e o raciocínio lógico.
Prêmio Gestão Escolar
Criado em 1998, o Prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Roberto Marinho, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, do Instituto Unibanco, da Fundação Itaú Social, da Fundação Victor Civita, da Gerdau e da Fundação SM.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário