domingo, 14 de outubro de 2012

Eleições em Minas: PSDB - 1,42 milhões de votos. PT - 1,73 milhões de votos.


PT cresce e é o grande vencedor das eleições em Minas, afirma Reginaldo Lopes

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que o Partido dos Trabalhadores  foi o grande vitorioso das eleições realizadas no último domingo (7) em Minas Gerais. Em todo o estado, 1.737.322 eleitores votaram em candidatos a prefeito do PT. Já o PSDB  amealhou 1.314.659 votos, 422.663 a menos que o PT.
Para o presidente do PT de Minas Gerais, deputado federal Reginaldo Lopes, o partido foi o grande vitorioso das eleições no Estado.
“O PSDB foi o grande derrotado dessa eleição. Em todo o País perdeu prefeituras e em  em Minas não foi diferente. Já o PT foi o partido que mais cresceu entre as maiores legendas do Brasil, fenômeno que ocorreu em Minas. Vencemos em grandes cidades polos, além de médias e pequenas cidades”, destacou. O deputado disse ainda que “a vitória do PT em Minas mostra que a população reconhece que as ações do PSDB, e do senador Aécio Neves e do governador Antônio Anastasia, são fictícias, um produto da mídia”, afirmou.
Vitórias - Nos 12 maiores colégios eleitorais do estado, à exceção da capital Belo Horizonte, o PT venceu em três importantes municípios: Uberlândia, com Gilmar Machado (68,72% dos votos válidos); Ribeirão das Neves, com Daniela Cunha (57,31%); e em Governador Valadares, com a prefeita reeleita Elisa Costa (32,29% dos votos válidos). Em Uberlândia e em Ribeirão das Neves, a vitória ocorreu em cima de candidatos do PSDB.
Além dessas vitórias, o PT disputa ainda o segundo turno em outras três cidades estratégicas: Contagem (com Durval Ângelo); Montes Claros (com Paulo Guedes); e em Juiz de Fora (com Margarida Salomão). Em Juiz de Fora,  o 4º maior colégio eleitoral de Minas, o atual prefeito e candidato à reeleição pelo PSDB, Custódio de Matos, ficou em 3º lugar e não passou para o 2º turno.
Entre os maiores municípios do estado, Aécio Neves e o governador Antônio Anastasia, conseguiram eleger apadrinhados em apenas duas cidades: Betim e Divinópolis. Mas a derrota do PSDB mineiro não se resumiu apenas aos grandes municípios. Na terra da família de Aécio, e de seu avô Tancredo Neves, os tucanos também perderam. O candidato apoiado por eles na cidade, o atual prefeito Nivaldo Andrade (PMDB), foi derrotado pelo petista Professor Helvécio, que obteve 56,39% dos votos válidos contra 39,94% do outro.
No total, o PSDB elegeu 142 prefeitos em todo o estado, 16 a menos que em 2008, quando o partido conquistou 158 cidades, segundo o TSE. 
Belo Horizonte- Apesar da derrota na capital, os petistas acreditam que o partido sai fortalecido da disputa. Entre os pontos positivos, salientados no discurso do candidato Patrus Ananias após a apuração, estão a unidade do PT na disputa e a união das forças de centro-esquerda (PC do B, PMDB e PRTB) em uma frente que fará oposição responsável ao prefeito reeleito Márcio Lacerda, do PSB e apoiado pelos tucanos.
Sobre a questão eleitoral em BH, Reginaldo Lopes destacou que “mesmo a vitória (de Márcio Lacerda) não pode ser atribuída ao tucano Aécio Neves”. “Não há política pública do PSDB. As ações, tanto da prefeitura de BH quanto do governo do estado  são financiadas com 90% de recursos federais”, disse.  
Héber Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário