sábado, 27 de outubro de 2012

II Seminário da UFVJM em Capelinha movimenta estudantes, professores e lideranças do Vale

Evento contou com 153 pessoas, representando 15 municípios da região
Debate sobre cursos de Ciências Agrárias foi rico em conteúdo e encheu de esperanças a juventude da região
Foto: Blog regiscap1.wordpress.com
Plenário do Seminário esteve lotado, principalmente por estudantes do ensino médio. 

O II Seminário Campus da UFVJM em Capelinha movimentou muita gente da cidade e representantes de 15 municípios da microrregião. Estudantes, professores, técnicos, gestores públicos e lideranças de diversos setores estiveram presentes no evento. Foram 153 pessoas de 15 municípios da microrregião de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas.
Foi realizado nesta sexta-feira, 26 de outubro, no Galpão Cultural, Parque de Exposições, em Capelinha.

Organizado pelo Movimento A UFVJM é nossa o II Seminário versou sobre os cursos de Ciências Agrárias, tendo como palestrantes professores e pesquisadores da UFVJM, UFMG e IFNMG, campus Araçuaí.
O evento teve o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Capelinha, empresas e entidades públicas.

 Na abertura do Seminário, Pedro Vieira, prefeito de Capelinha, disse que Capelinha e a região terão novo ciclo de desenvolvimento com a implantação do campus da UFVJM. E propôs que todos fossem ousados e já estavam sendo. Ninguém da nossa região invejaria o sul de Minas. Todos juntos iriam construir uma sociedade próspera e justa, atraindo pessoas e investimentos, criando construções para uma nova era. 
Mesa de Abertura do Seminário: Ana Giovanini, da Superintendência de Ensino de Diamantina; Eduardo 
Magalhães, da UFMG; Vicência Guimarães, do Movimento A UFVJM é nossa;  Laerte Ferreira, Presidente 
da Câmara Municipal de Capelinha; Pedro Vieira, prefeito de Capelinha; Erido Gomes, prefeito de Itamarandiba; 
e Natalino Gomes, do IFNMG, campus Araçuaí. Foto: Hélio Souza.
Palestras
O engenheiro agrícola Natalino Gomes, professor da IFNMG, fez um panorama sobre a educação de ensino médio na região, os sonhos da juventude em estudar perto de casa e a grande importância do Movimento A UFVJM é nossa.
O professor Natalino, natural da comunidade rural do Maracujá, em Capelinha, dissertou sobre a importância de formação integral da juventude, chamando a atenção para o grande número de jovens que saem da região à procura de formação graduada e de trabalho em outros lugares. Destacou as potencialidades regionais e o grande impacto na implantação de um campus da UFVJM na cidade, impactando o desenvolvimento em toda a microrregião e do próprio Vale do Jequitinhonha.
Professor e pesquisador do CNPq, Eduardo Magalhães, da UFMG
 Foto: Hélio Souza

O economista e professor de desenvolvimento rural, da UFMG, campus Montes Claros, Eduardo Ribeiro, falou da riqueza do Vale do Jequitinhonha, do fabuloso conhecimento produzido pela sua população, patrimônio valioso e pouco conhecido por centenas de pesquisadores de institutos de pesquisa e governos. 

O conhecimento do cerrado e caatinga, grotas, capões, ribeirões, plantas, animais, a produção de saberes e de sistemas de produção peculiares, de arranjos sociais e culturais pouco vistos em outros lugares foram destacados por este pesquisador do Vale do Jequitinhonha, com diversos livros e artigos publicados sobre migração, agroecologia e sistemas agrícolas.

Eduardo destacou os impactos de um campus em Capelinha e alertou para os desafios de instalação de cursos de ciências agrárias que exigem muitos investimentos, necessitando de manutenção de fazendas experimentais e laboratórios sofisticados.
Ele fez um apanhado sobre cursos já instalados no Vale e no norte de Minas, na área de ciências agrárias, citando Diamantina, Montes Claros, Janaúba, Januária, Teófilo Otoni e a possibilidade de campus do IFNMG de Araçuaí e Almenara  instalarem cursos destas áreas.         

Gilciano Nogueira, diretor da FCA – Faculdade de Ciências Agrárias da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, dissertou sobre os cursos de Ciências Agrárias, fez uma comparação sobre cursos de ensino médio, técnico, cursos de colégio, e uma Universidade. Relatou o que é uma Faculdade com a instalação de cursos de graduação, mas salientou que a Universidade é muito mais que isso. A Universidade se realiza principalmente pela produção de conhecimentos que se dá pela pesquisa. Como também pela extensão e validação destes conhecimentos junto à sociedade, destacou.
O professor Gilciano fez elogios rasgados ao Movimento A UFVJM é nossa, dizendo que ele dá a mão à palmatória quando, como membro do CONSU – Conselho Universitário da UFVJM, aprovou campus de Unaí e Janaúba, por imposição vinda do MEC.
Mas o movimento social do Vale mostrou que a Universidade é realmente do Jequitinhonha e seu povo quer assim. Esta vigilância, cobrança e alerta do povo do Vale levou a todos da UFVJM a sentir a ficha cair. A Direção da UFVJM hoje tem mais autonomia para decidir, com a consulta da sociedade da região, para onde a Universidade deve ir.

Fátima Neves, entoando "Jequitinhonha", fazendo o arrepio de peles e corações dos presentes. Foto: Hélio Souza
Terminou sua fala, elogiando iniciativas como a do povo de Capelinha e região, com representantes de diversos municípios, ao realizarem Seminários e debates para a construção de um campus realmente da cidade, da microrregião. Pois, em outros lugares não foi assim. Em Diamantina, nem debate foi realizado depois de criados os cursos.
Alertou para que a cidade se prepare ainda mais para receber a instalação do campus, pois instalar é fácil, manter é o mais difícil, concluiu.

Debates
Os debates tiveram perguntas e inquietações, principalmente de estudantes de ensino médio de cinco Escolas Estaduais de Capelinha e de professores que trabalham atualmente e pretendem fazer mestrado, não podendo sair do trabalho profissional, nem da cidade. Alguns ficaram preocupados porque só se discutiu cursos de ciências agrárias. Outros propuseram cursos de ciências sociais e humanas, como também de saúde.  

Os palestrantes e organizadores do Seminário explicaram que este é um dos momentos de formação e informação da sociedade para melhor escolha dos cursos que será em outra data.

Os três palestrantes sugeriram que cursos de ciências agrárias que ainda não existem na região norte e nordeste seriam mais viáveis como Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária e Engenharia Ambiental. Mas, destacaram a importância de cursos de Ciências Sociais Aplicadas ( Direito, Administração, Administração Pública, Economia, Psicologia, Serviço Social e outros) assim como cursos de Licenciatura.

Conclusões
No final, Álbano Silveira Machado (Banu), da Comissão Organizadora, fez as considerações finais,  agradecendo aos palestrantes e a todos participantes do Seminário. Informou que acontecerão outros Seminários. Já estão programados os de Ciências Sociais Aplicadas e de Licenciatura, assim como pode acontecer um sobre Parque Tecnológico e de outras áreas de ciências.

Disse ainda que a área física em que será implantado o campus  será em terras da APERAM. Após aquisição da área, a Prefeitura Municipal se comprometeu a fazer a doação à UFVJM. Informou que documentos digitalizados de todas as áreas físicas de propriedade da APERAM em torno da cidade de Capelinha estão sendo estudadas pela Diretoria de Infra-Estrutura da UFVJM.  Em poucos dias, os trabalhos técnicos estarão concluídos.

No primeiro semestre de 2012, deverá haver uma Audiência Pública para a escolha dos cursos do campus. Também neste período, a Reitoria poderá publicar uma Chamada Pública para doação da área física para o campus, quando a Prefeitura de Capelinha fará a doação oficial.

Logo após, será apresentado um projeto técnico de criação do campus ao Ministério da Educação para a alocação de recursos financeiros, humanos e materiais. Pretende-se iniciar a construção do campus em 2014 e iniciar as aulas em 2015.
Este é nosso cronograma de trabalho e de luta, concluiu Álbano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário