sábado, 6 de outubro de 2012

MONTES CLAROS: PESQUISA APONTA SEGUNDO TURNO ENTRE PAULO GUEDES E JAIRO ATAÍDE

Pesquisa indica Paulo Guedes com 29%
e Jairo Ataíde com 27%
* Empatados tecnicamente, petista e Democrata têm variação positiva no intervalo entre as duas pesquisas.  Ruy Muniz perde seis posições e cai de 22% para 16% .
Pesquisa foi realizada nos dias 30 de setembro e 01 de outubro.
O petista Paulo Guedes manteve a liderança na disputa pela Prefeitura de Montes Claros na nova rodada de pesquisa do instituto Vox Populi. Guedes subiu cinco pontos percentuais em relação à primeira pesquisa Vox realizada no início do mês de setembro, quando aparecia com 24% das indicações. Jairo Ataíde, do Democratas, aparece na segunda colocação com 27% das preferências do eleitor de Montes Claros, também em ascensão em relação à pesquisa anterior, quando pontuou 25% e liderava a corrida local em empate técnico com o deputado Paulo Guedes.
Já Ruy Muniz, do PRB, apresentou desempenho negativo no intervalo entre os dois levantamentos. Muniz tinha 22% das intenções de voto há um mês e agora registrou 16%, segundo o Vox Populi. Humberto Souto, do PPS, não oscilou e manteve na nova apuração os mesmo 9% da rodada anterior. Mesma situação apurada para Mineirinho do PSOL, que aparece com 1% das indicações de votos nas duas ocasiões. Brancos e nulos eram seis por cento na primeira pesquisa e agora somam 4%. Não sabe não respondeu variou de 13% para 14% neste último levantamento.
A pesquisa Vox Populi foi realizada entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. Segundo nota explicativa do instituto, foram ouvidos 750 eleitores, número que representar o conjunto de eleitores do município. A margem de erro estimada para a amostragem é de 3,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MG-010122012, em 28 de setembro de 2012.
Na projeção que considera apenas o histórico de votos válidos para o município de Montes Claros, Paulo Guedes também lidera (35%), em empate técnico com Jairo (33%), seguidos por Ruy Muniz (16%), Humberto Souto (11%) e Mineirinho (1%). Veja a tabela menor na imagem no alto desta página.
Rejeição
Ao responder à pergunta ‘em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum?’, os entrevistados deram a Mineirinho do PSOL o maior índice de rejeição. A rejeição do candidato subiu de 15% em setembro para 29% agora no início de outubro. Ruy Muniz com variação de 19% antes para 17% agora é o segundo nome de maior rejeição, segundo a pesquisa. Nesse quesito, Jairo Ataíde ficou estável com 16% nas duas medições. Humberto Souto subiu de 8% para 10% e Paulo Guedes aparece com a menor rejeição (flutuação de 9% para 8% no espaço de um mês).
Jairo manteve a maior expectativa de vitória, item da pesquisa que avalia quem o eleitor acha que tem mais chances de ganhar a eleição, ainda que não esteja predisposto a votar nele. O candidato do DEM aparece com 35% ante aos 44% de um mês atrás. Já Paulo Guedes subiu de 14% para 26% na indicação de quem venceria a eleição, mesmo não sendo a primeira opção do entrevista. Item em que Ruy Muniz variou negativamente de 19% para 13%.
(*) As pesquisas eleitorais podem ser divulgadas até mesmo no dia da eleição, desde que estejam devidamente registradas no juízo eleitoral competente. Devem, também, observar o prazo previsto para a divulgação. No caso da pesquisa acima, a publicação está liberada para 3 de outubro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário