sábado, 13 de outubro de 2012

Palácio das Artes expõe peças do Itaporarte de Coronel Murta

25 alunos participam do ITAPORARTE. Eles confeccionam peças a partir do feldspato, muito ambundante na região de Coronel Murta
Foto: DivulgaçãoPalácio das Artes expõe peças do Itaporarte de Coronel Murta.
As peças estão expostas na loja do Centro Mineiro de Artesanato, no Palácio das Artes
Eles chegaram lá. Anéis, pingentes, colares, fabricados por jovens e adolescentes de Coronel Murta (MG) no Vale do Jequitinhonha e,  toda a beleza produzida por eles , estão  sendo comercializados  no Centro de Artesanato Mineiro (CEART), a grande vitrine do Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG).

O CEART abriga hoje cerca de mil expositores e um acervo com mais de 20 mil peças.

Muitos desses artesãos, que começaram no Centro de Artesanato Mineiro, hoje são internacionalmente conhecidos. 
 

Conhecido por Itaporarte– o projeto  visa preparar e treinar os alunos- a maioria jovens-  no desenvolvimento da parte produtiva, aprendendo questões de técnica, de segurança e, ao final, elaborando produtos com qualidade.
 

Projeto tem apoio governamental

 Pertencente à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), de onde saíram os recursos para montar o laboratório  e a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), o projeto tem um modelo de miniplataforma produtiva,com transferência de conhecimentos  de tecnologia com  inovação em desenhos e jóias.

Ele contempla o desenvolvimento de 48 linhas de produtos artesanais em feldspato e turmalina, minerais em grande quantidade na cidade. Muitos,  saídos de descartes da extração de gemas do lugar, conhecido por  ser berço das  turmalinas.
 

“É nossa primeira vitrine. O Itaporarte  já tem produção para atender a demandas de comercialização” comemora Amauri Pereira Santos, instrutor dos alunos.

O Laboratório é do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG ). O projeto conta ainda  com a  parceria da Prefeitura Municipal de Coronel Murta e Associação dos Garimpeiros de Coronel Murta e do Médio Jequitinhonha

Serviços

Dia 23 de outubro os produtos produzidos pelo Itaporarte serão expostos em Araçuaí, com apoio do IFNMG- Instituto Federal Norte Mineiro.

Sérgio Vasconcelos -Repórter -  Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário