segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ruy Muniz vence em Montes Claros com 56,15% dos votos


RUY MUNIZ É ELEITO PREFEITO DE MONTES CLAROS

Foto Oliveira Júnior

Ruy Muniz, prefeito eleito de Montes Claros.

MONTES CLAROS (por Oliveira Júnior) – O empresário de ensino e ex-deputado estadual Ruy Adriano Borges Muniz (PRB) será o próximo prefeito de Montes Claros. Ruy Muniz derrotou o deputado estadual e professor Paulo José Guedes (PT) nas eleições do 2º turno realizadas ontem, domingo, dia 28 de outubro, neste município.
         No 1º turno, Paulo Guedes teria ficado em primeiro lugar com 26,60% (50.902 votos) dos votos válidos seguido muito perto por Ruy Muniz que teve 26,20% (50.144 votos) dos votos válidos. Já ontem, 28 de outubro, o candidato do PRB levou a melhor diante do oponente do PT. Ruy Muniz foi eleito prefeito com 56,15% dos votos válidos contra 43,85% dos votos válidos conquistados por Paulo Guedes.

Foto Oliveira Júnior

Paulo Guedes, derrotado no 2º turno em Montes Claros.

         De um colégio eleitoral de 246 mil eleitores, pelo menos 42.566 (17,25%) deixaram de comparecer às seções eleitorais ontem em Montes Claros. A Justiça Eleitoral apurou 204.145 votos, dos quais 188 mil foram concedidos aos dois candidatos.
         O prefeito eleito Ruy Muniz (PRB) juntamente com o vice-prefeito eleito, o radialista e ex-vereador Zé Vicente (PMDB) conseguiu 105.610 votos, enquanto que o candidato a prefeito Paulo Guedes (PT) e o candidato a vice, vereador Lipa Xavier (PCdoB) obtiveram 82.478 votos.

Foto Aristóteles Ruas

Jornalista Oliveira Júnior entrevista Ruy Muniz sendo observado pelo vereador de Janaúba José Tarcísio Mendes durante a ExpôJanaúba, em 2010.

         Essa é a quinta eleição consecutiva que Ruy Muniz disputa e venceu em três. A trajetória iniciou em 2004 quando Muniz foi eleito vereador por Montes Claros. Devido a denúncia de suposta compra de votos, Ruy não posse no cargo fato que só ocorreu um ano depois, no final de 2005, quando então a Justiça Eleitoral comprovou a inocência do vereador eleito Ruy Muniz. Ruy ficou apenas um ano no mandato de vereador.
         Em 2006, o então vereador Ruy Muniz foi candidato e se elegeu deputado estadual. Em janeiro de 2007, Muniz renunciou à função de vereador, pois em fevereiro de 2007 ele assumiu a vaga de deputado na Assembléia Legislativa e cumpriu mandato até o final de janeiro de 2011. Nesse intervalo, Ruy foi candidato a prefeito de Montes Claros (2008) e a deputado federal (2010).

Foto Oliveira Júnior

Paulo Guedes e Ruy Muniz, em dezembro de 2009 quando ambos eram deputados estaduais, recebendo a medalha Matias Cardoso no Dia das Gerais.

         Nesse domingo, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, o município de Montes Claros conheceu o seu mais novo prefeito. Trata-se de Ruy Muniz que derrotou o deputado Paulo Guedes (PT), que tem a base eleitoral em Manga, onde já foi vereador por três mandatos consecutivos, presidente duas vezes da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams), diretor regional do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e exerce pelo segundo mandato consecutivo a função de deputado estadual. Há pouco tempo, Guedes transferiu o domicílio eleitoral para Montes Claros. 

         Em 1º de janeiro de 2013, o prefeito eleito Ruy Muniz (PRB) e o vice-prefeito eleito Zé Vicente (PMDB) vão substituir, na Prefeitura de Montes Claros, o prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB) e a vice-prefeita Cristina Pereira (PP).
MAIS TRÊS
         Além de Montes Claros, o 2º turno das eleições 2012 foi realizado também em outros três municípios. Em Contagem, Carlim Moura (PCdoB) será o próximo prefeito; em Juiz de Fora, Bruno Siqueira (PMDB) é o prefeito eleito, enquanto que em Uberaba a partir de janeiro o prefeito será Paulo Piau (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário