terça-feira, 2 de outubro de 2012

Salinas: Kinca da Ciclodias lidera pesquisa eleitoral com 19,5 % de vantagem


Segundo Instituto Aprove, petista tem 44,3% das intenções de votos e Seleide 24,8%. Outros 27,1% dos eleitores ainda estão indecisos
Considerando apenas os votos válidos, Kinca tem 65,9% e Seleide 35,1%.
Lula assina a ficha de filiação de Kinca ao PT (na foto, no centro), tendo Milton Reis, presidente do PT de Salinas, à direita.
Entre os dias 16 e 18 de setembro, o Instituto Aprove realizou pesquisa eleitoral neste município, quando foram entrevistados 612 eleitores acima de 16 anos na cidade e zona rural. A pesquisa foi contratada pelo Comitê Financeiro do PT de Salinas e registrada no Tribunal Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), sob o nº MG 00515/2012.
Conforme o Instituto Aprove, o candidato a prefeito de Salinas pela oposição, Joaquim Neres, o popular Kinca da Ciclo Dias (PT), lidera as intenções espontâneas de voto com 44,3%; já a candidata da situação, Seleide Guimarães (PSB), aparece com 24,8% das intenções naquele período. Ainda conforme o Instituto Aprove, na pergunta espontânea, 27,1% dos eleitores de Salinas disseram que estão indecisos ou não sabem em quem votar. Outros 2,5% do eleitorado preferiram não responder em quem vão votar. Já 1,3% dos eleitores disseram que vão votar em branco.
Se considerados apenas os votos válidos na pergunta espontânea, ou seja, situação em que são excluídos os votos em branco, nulos e os indecisos, o candidato Kinca soma 64,1% dos votos e Seleide 35,9%.
Estimulada – Segundo o Instituto Aprove, na pergunta estimulada, na qual é apontado os nomes dos candidatos aos entrevistados, Kinca aparece com 54,6% das intenções de voto, enquanto que Seleide fica 28,3%. Nessa pergunta, 13,1% dos eleitores se dizem indecisos; 1,8% dizem votar em branco ou nulo e 2,3% não quiseram responder.
Se considerados apenas os votos válidos na pergunta estimulada, Kinca fica com 65,9% e Seleide com 34,1% dos votos.
O Instituto informa que a margem de erro da pesquisa é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Conforme o Plano Amostral da pesquisa, o intervalo de confiança é de 95%. O Instituto Aprove informa que 62,3% dos entrevistados não possuem instrução ou tem o ensino fundamental incompleto. 15,6% têm o fundamental completo e médio incompleto. 17,2% tem o ensino médio completo ou superior incompleto e 4,9% dos entrevistados possuem superior completo.
Ainda conforme o Aprove, 32,2% dos entrevistados ganham até um salário mínimo por mês. 29,6% ganham entre um e dois salários. 23,9% ganham entre dois e cinco salários. 6,2% entre cinco e 10 salários. 2,3% acima de 10 salários e outros 5,8% não possuem rendimento.
De acordo o Aprove, a solicitação do registro da pesquisa foi feito no dia 14 de setembro e as coletas dos dados foram feitas entre os dias 16 e 18 de setembro. A pesquisa seria divulgada no dia 19 de setembro, mas como a coligação de Seleide adentrou na Justiça pedindo liminar para impedir a divulgação, a coordenação da campanha de Kinca aguardou o parecer a Justiça Eleitoral, que negou o pedido de liminar no dia 25 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário