sábado, 27 de outubro de 2012

Segundo Turno em Minas aponta derrota do PT

Partido dos Trabalhadores disputa em Montes Claros, Contagem e Juiz de Fora. 
Paulo Guedes, deputado estadual e candidato a prefeito de Montes Claros, pelo PT

O segundo turno nas eleições de Minas pode levar a 3 três derrotas do Partido dos Trabalhadores. As cidades com mais de 200 mil eleitores que levaram a disputa para o segundo turno foram Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberaba. O PT só não disputa em Uberaba, mas apoia o candidato do PMDB.

Em Montes Claros, no norte de Minas, a eleição será disputada no voto a voto, segundo alguns analistas. A Folha de São Paulo apresenta o deputado estadual Paulo Guedes, do PT, como favorito. Ele enfrenta o ex-deputado estadual, do PRB, Ruy Muniz.  Nos últimos dias tem havido um clima de guerra e baixarias entre os apoiadores dos candidatos.
O empresário do ensino e ex-deputado estadual Ruy Muniz, do PRB, quer ganhar prefeitura Montes 
Claros, maior cidade do norte e nordeste do Estado, e quinta de Minas, com 362 mil habitantes. 

Ruy Muniz  é empresário de ensino, dono da FUNORTE, hospitais e escolas de ensino médio. Tem um passado nebuloso com golpes de U$ 6 milhões no Banco do Brasil, em 1986, tendo sido preso por isso, mas o  dinheiro não apareceu. Foi amoitado segundo muitos montesclarenses. Saiu da prisão e em poucos anos, montou um império na área de ensino privado. Compra empresa em f alência, paga uma parcela e dá o cano no restante. Tem mais de 300 processos, principalmente na área trabalhista.
Foi eleito vereador de Montes Claros, em 2004. Em 2006, foi eleito deputado estadual, pelo DEM, com 49 mil votos.  Candidatou-se a prefeito de Montes Claros, em 2008, ficando em 4º lugar no primeiro turno. Em 2010, perdeu sua reeleição para deputado estadual,  tendo menos da metade dos votos da eleição anterior. Mudou-se do DEM para o PRB, do Kassab, prefeito de São Paulo.

Tem  um discurso bairrista. Filho de Montes Claros, detona Paulo Guedes como forasteiro, pois seu adversário é natural de cidade do norte de Minas, na divisa com a Bahia. Guedes tem origem indígena da tribo dos Xacriabás, no município de São João das Missões.
Coordenadores da campanha de Guedes o coloca como "a cara da pobreza" e taxa Ruy como "a cara da riqueza".

Paulo Guedes foi vereador por 3 mandatos, em Manga, onde viveu até os 28 anos.  Foi alfabetizado aos 11 anos e tendo saltado etapas devido ao seu talento precoce, concluindo o ensino médio. Estuda Direito.
Com 19 anos, foi eleito vereador, pelo PT de Manga. Foi Diretor do DNOCS – Departamento Nacional de Obras contra a Seca, do Ministério de Integração Nacional, em Montes Claros (2003-2006), e presidente da Associação dos Vereadores do Norte de Minas. Mudou-se para Montes Claros, em 2003. Foi eleito deputado estadual em 2006, com 49 mil votos.  Em 2010, foi reeleito com  92 mil votos.

Neste domingo, os dois candidatos de Montes Claros lutam e esperam a vitória até o último voto nas urnas, disputando os 245 mil votos dos montesclarenses.
Em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os deputados estaduais Carlim Moura, do PC do B, e Durval Ângelo, do PT, disputam a prefeitura, neste domingo, 28 de outubro.  Ao passar para o segundo turno, Carlim Moura fez uma grande articulação com partidos derrotados no primeiro turno, como o PSDB de Ademir Lucas, e mais 4 partidos que apoiaram Durval Ângelo no primeiro turno. Com isso, pavimentou seu caminho para a vitória, com um diferença grande de votos. Durval Ângelo, que tem muitas dificuldades de articulações e criou  muitas arestas na sua carreira política, esvaziou sua candidatura. Tem rejeição de quase 50% do eleitorado.
O PC do B elege, com facilidades, seu primeiro prefeito em uma grande cidade de Minas.  

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a petista Margarida Salomão, ex-reitora da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora,  também não conseguiu ampliar seu arco de alianças para o segundo turno. Bruno Siqueira, do PMDB,  recebeu o apoio do atual prefeito do PSDB, Custódio Mesquita, que não conseguiu chegar ao segundo turno.  Também ganha fácil esta peleja. 
Margarida Salomão tem como consolo uma vaga de deputada federal. Ela é primeiro suplente e assumirá a vaga deixada pelo deputado federal Gilmar Machado, PT, eleito prefeito de Uberlândia, no primeiro turno.

A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, disputa pela primeira vez o 2º turno. Os candidatos são o deputado federal Paulo Piau, do PMDB,  da coligação 'Uberaba merece mais', com grande apoio do governo federal. Ele enfrenta Antônio Gonçalves dos Reis Lerin (PSB), da coligação 'Juntos podemos mais'. Lerin tem apoio de Aécio Neves  e do governador Eduardo Campos, de Pernambuco.
Os analistas apostam na eleição de Paulo Piau como próximo prefeito de Uberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário