sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Aventura ciclístíca de dois jovens de Minas Novas


MINAS NOVAS-SANTA RITA DO ARAÇUAÍ: 7 HORAS E ½ DE PEDAL AO SABOR DA ABENÇOADA CHUVA

*Por Mauro Aécio

        A convite do idealizador deste blog o entusiasta Bernardo Vieira, percorremos de bike pelo itinerário convencional entre Minas Novas e o distrito de Santa Rita do Araçuaí, município de Chapada do Norte, nos dias 17 e 18 de novembro próximo passado. Espelhando no colunista Eduardo Almeida Reis, do jornal de maior tiragem das alterosas, recorro-me à etimologia da palavra entusiasmo, do grego em + theos, literalmente em DEUS, para tentar buscar um adjetivo a adequar-se ao blogueiro Bernardo, pessoa da qual envaideço-me em tê-lo no rol dos amigos.

Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira 
A preocupação cada vez mais frequente com o meio ambiente faz alvorar a utilização de bicicletas no meio de transportes e, em consequência, o ciclismo torna-se mais forte. No nosso caso, classificaria a aventura como cicloturismo. Nesse contexto, acompanhados pela abençoada chuva, partimos às 8:00 horas de sábado (17) para o acolhedor distrito de Santa Rita. Desnecessário comentar o quão mais alegres acham-se as matas, os rios, córregos, represas, pássaros e transeuntes, após a longa estiagem que assolou o Brasil, e mais severamente o nordeste brasileiro, no qual geograficamente deveríamos pertencer. Até a lama e os percalços de uma estrada desprovida de asfalto é motivo de euforia. Viva São Pedro, DEUS, a chuva e cuidado com os homens não tão de boa vontade e sim de ganância desenfreada. Aos últimos, atribuo o destempero da natureza com suas secas prolongadas e agoniantes.

Bela Igreja do Rosário em Chapada do Norte-MG.
Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira
        Não querendo cansar os assíduos leitores do blog, deixamos de lado os pormenores da aventura ciclística. As fotos que ilustram esta nota, por si só retratam o nosso encantamento; contudo, enfatizo a satisfação em testemunhar a beleza e preservação do acervo histórico da cidade de Chapada do Norte. Destaco as Igrejas do Rosário e Matriz, a encantadora fachada da Casa Paroquial e o premiado Prédio da Biblioteca Municipal daquela urbe. Vale ainda, o registro pelos jardins que circundam alguns desses belos casarões, por estarem bem cuidados. De negativo, registramos o esgoto, que corre a céu aberto na saída para Berilo. Esperamos dos órgãos responsáveis uma solução com a urgência que o fato requer. Ainda na esteira do encantamento festejamos o privilegiado distrito de Santa Rita, margeado pelo essencial e belo Rio Araçuaí, especialmente neste período de águas abundantes. Às 12:30 horas aproximadamente, apeamos e fomos acolhidos no belíssimo casarão da família “Machado”, tão fascinante como grande e curioso. A curiosidade repousa no fato de, em pleno perímetro urbano, no centro do distrito, ser o referido casarão servido por um curral. Cena bucólica seria sair na porta da grande cozinha e saborear o leite retirado ali mesmo. Inusitado. Agradecemos a hospitalidade e simpatia dos santa-ritenses e dos ciclistas mirins de Chapada que nos acompanharam ida e volta pelas ruas da sua tradicional e rica cidade. Valeu!

* Mauro Aécio é servidor público estadual (TJMG), amante da natureza e grande incentivador das práticas esportivas, em especial o ciclismo.

Chegada em Chapada do Norte-MG. Recepção dos ciclistas mirins local.
Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira

Bela Igreja do Rosário em Chapada do Norte-MG.
Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira
Igreja em Chapada do Norte-MG.
Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira


*Digno de nota: O total do percurso (7 horas e ¹/²) foi realizado pelo colega Mauro Aécio no trajeto Minas Novas-Santa Rita do Araçuaí-Minas Novas. Este blogueiro realizou somente o percurso Minas Novas-Santa Rita em 4 horas.   
Artista Leandro pintando os bancos da praça em Santa Rita (Casarão de "Nem de Dão"). Ao fundo o belíssimo Casarão de "Janjão"



Mais Fotos (clique nas fotos para ampliá-las)


Ponte sobre o Rio Araçuaí, em Santa Rita

Confraternização em Santa Rita
Ponte sobre o Rio Araçuaí, em Santa Rita





         



   


Chegada em Santa Rita do Araçuaí
Fonte: Blog do Jequi


i.blogspot.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário