quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Filho de Araçuai conquista pela 7ª vez mandato de vereador de Piracicaba-SP


Sete mandatos como vereador e três como presidente da Câmara de Piracicaba, cidade do interior paulista que detém o 47º PIB do país, com 368 mil habitantes. João Manoel é hoje uma liderança reconhecida na região.

Foto: DivulgaçãoFilho de Araçuai conquista pela 7ª vez mandato de vereador em São Paulo
João Manoel dos Santos nasceu na Comunidade de Neves, zona rural de Araçuai
De família humilde da zona rural de Araçuaí (MG) no Vale do Jequitinhonha,  a vereador pela sétima vez em Piracicaba, cidade do interior de São Paulo.


A história de João Manoel dos Santos, 68 anos, encheria páginas de um livro e ilustra a trajetória de um garoto simples que com muita luta e dedicação construiu uma trajetória de sucesso.


Fugindo das agruras da seca do Vale do Jequitinhonha , ele  saiu da Comunidade de Neves e chegou à Piracicaba em 1962. Conseguiu um emprego de faxineiro em uma das mais renomadas universidades do lugar, a UNIMEP- Universidade Metodista de Piracicaba. Pela sua disciplina, honestidade e capacidade de liderança foi promovido a chefe de manutenção. Em 1973, retornou à terra natal para buscar a família.

Em 1982 decidiu entrar na política após militância na área sindical. Teve 862 votos e não conseguiu se eleger.


Persistente, ele retornou às urnas na eleição seguinte, conquistando seu primeiro mandato, com 1.345 votos.


Hoje, João Manoel é uma liderança reconhecida na região, tendo ocupado pela terceira vez a presidência da Câmara.


Nas eleições deste ano, obteve 3.046 votos  pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A Câmara Municipal de Piracicaba é composta por 16 veradores.

“ Não foi fácil concorrer com 448 candidatos. Creio que minha vitória é o reconhecimento do meu trabalho”, afirma João Manoel que jamais se distanciou de suas raízes. Todos os anos visita Araçuaí  para matar a saudade dos amigos e parentes.


Casado com Valdete Santos,  que também é de Araçuai, o casal possui 8 filhos, sendo um adotivo.

Onde fica Piracicaba

Localizada às margens do Rio Piracicaba, que em língua tupi significa “ o lugar onde o peixe chega”, o município desenvolveu-se a partir do século 19 com o cultivo da cana-de-açucar e do café.

Atualmente, com cerca de 368 mil habitantes, Piracicaba, a 164 km de São Paulo, tem o 47º PIB ( Produto Interno Bruto) do país.

É sede de um dos principais centros industriais da região. Além da importância econômica é ainda um importante centro cultural, contando com diversas universidades de renome como a UNIMEP e ESALQ.

Sérgio Vasconcelos
Repórter da Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário