quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pai indignado denuncia saúde pública de Almenara


Filha de casal foi diagnosticada com HIDROCEFALIA E MIELOMINIGOCELE. Ela teve de ser transferida às pressas da cidade para BH em avião, após interferência de deputado

Foto: Fotos do casalPai indignado denuncia saúde pública de Almenara
A mãe amamenta a filha que passa por tratamento em Belo Horizonte
Ao saber que estava grávida de cinco semanas, Elizangela Pereira Alves, residente em Almenara (MG)  logo procurou o PSF- SÃO JUDAS TADEU,  para começar o seu Pré Natal – que é de extrema importância. 
  
"Por várias vezes, ela ia ao posto já com a consulta agendada, e voltava para casa sem se consultar, isso porque  o médico estava sempre viajando". Ela fez 8 consultas com o médico responsável pelo PSF,  Breno  de Matos, afirma Pablo Vinicius Silva, marido de Elizangela.

Exames
"No decorrer da gestação, ele pediu somente 2 ultrassons; – um com 9 semanas, e outro com aproximadamente 31 semanas, ou seja, 6 meses".
Por meio de exames de ultrassom, o médico Marcos Ramos Tiago (SESC LACES/MG), conveniado a Prefeitura Municipal, não constatou, que a criança nasceria com HIDROCEFALIA E MIELOMINIGOCELE.

Após ter sido realizado um outro ultrassom por conta própria com a médica  D’juda, foi diagnosticado o problema.
Por conta disso, Elizangela foi encaminhada para um parto de emergência

No Hospital Deraldo Guimarães (HDG) existe apenas  uma pediatra, que constatou o caso mas  após o nascimento  saiu da cidade, retornando 4 dias depois.
"Nesse período  a criança estava tendo várias convulsões, aguardando  um leito especial  que eles nunca conseguiram arrumar.", contou o pai.
  
 " Como não há recursos para esse tipo de problema em Almenara, – que deve ser tratado nas primeiras horas de vida do bebê,  o parto também não poderia ser realizado na  cidade. Então houve NEGLIGÊNCIA nessa parte, acrescentou Pablo.
Luta pelo tratamento
 Na mesma semana em que a criança nasceu, a mãe teve que voltar 3 vezes ao hospital Deraldo Guimarães, perdendo líquido e queixando de dores. "Sempre que era atendida, era medicada e mandada de volta  para casa", lembra o pai da criança.
  
Comovida pela situação, a família juntamente com conhecidos, procuraram a Assembleia de Minas Gerais, conseguindo o apoio de dois deputados.
Foi conseguida uma vaga na UTI-NEONATAL e TRANSPORTE AÉREO com destino à Belo Horizonte.

Hoje a pequena Ana Sophia está em processo de tratamento da meningite devido à demora da cirurgia .


O termo hidrocefalia refere-se a uma condição na qual a quantidade de liquor aumenta dentro da cabeça.O que é HIDROCEFALIA E MIELOMINIGOCELE.

Este aumento anormal do volume de líquido dilata os ventrículos e comprime o cérebro contra os ossos do crânio provocando uma série de sintomas que devem ser sempre rapidamente tratados para prevenir danos mais sérios.

Muitas vezes pode ser detectada antes mesmo do nascimento, quando se emprega o exame de ultra-som no acompanhamento da gravidez.

A mielomeningocele constitui uma malformação congênita do sistema nervoso que ocorre no primeiro mês de gestação, ou seja, antes mesmo que a maioria das mulheres percebam que estão grávidas. Ela é a expressão mais grave da chamada falha de fechamento do tubo neural do embrião.
Fone: Radar dos Vales

Nenhum comentário:

Postar um comentário