quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Seminário de Araçuaí aponta preferência por cursos de Engenharia em campus da UFVJM

Evento contou com a participação de mais de 400 pessoas, com presença maciça de estudantes e de lideranças locais e regionais
 Auditório do IFNMG ficou lotado com mais de 400 pessoas no Seminário sobre campus da UFVJM, em Araçuaí. 
O Seminário “Vocações regionais e a Universidade que queremos”, organizado pelo Movimento a UFVJM é nossa!, teve debates acalorados sobre a concepção de campus universitário, cursos a serem implantados e exploração das potencialidades regionais. Os cursos de Engenharia, principalmente Engenharia de  Minas, Hídrica e Geologia, são os preferidos pela maioria dos participantes do evento que aconteceu neste 26 de novembro, no campus do IFNMG, em Araçuaí.

Com uma participação ativa dos estudantes do ensino médio de escolas da cidade, o Seminário contou também com a presença de professores, técnicos, empresários e lideranças políticas locais e regionais, com representação de 10 cidades. As inscrições de participantes chegaram a  cerca de 400 pessoas.
Da esquerda para a direita, na fila da frente: Armando Paixão, prefeito eleito de Araçuaí; delegação de Coronel Murta, Wilma Caires, Secretária de Educação, Letâncio Freire, prefeito eleito, José Carlos e Waldeir, vice-prefeito eleito, Magno Barbosa, professor do IFNMG, um dos coordenadores do Seminário.

Na parte da manhã, houve palestras do reitor da UFVJM – Universidade Federal dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Pedro Ângelo de Abreu, do deputado federal Reginaldo Lopes, de renomados professores universitários da UFMG, UFVJM e UFV.

A abertura do Seminário foi feita pelo diretor do IFNMG, campus Araçuaí, Pedro Mota, que deu as boas vindas a todos e todas, colocando o Instituto como parceiro da UFVJM no desenvolvimento da educação técnica e científica da região.

Como representante do Movimento A UFVJM é nossa! Álbano Silveira Machado falou sobre a história da UFVJM, uma luta de mais de 30 anos, a criação da Nossa Universidade no Governo Lula, as grandes manifestações populares no Vale em protesto à criação de campus em Unaí e Janaúba, a inclusão de criação de campus em Capelinha, Araçuaí e Almenara no PDI 2012-2016 e as novas tarefas do Movimento para a real implantação de campus  nas três cidades, o mais breve possível.
Álbano propôs que o Reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, publique em breve, Edital apara doação de terrenos dos campi de Capelinha, Araçuaí e Almenara e de Audiência Pública para a escolha oficial dos cursos a serem instalados em cada unidade universitária. Respaldados com estes dois documentos, seriam apresentado os  projetos técnicos de campus ao MEC e realizado pressões políticas para a liberação de  recursos financeiros e humanos pelo Governo Federal para a instalação e funcionamento dos campi.
 Debatedores ( da esquerda para a direita): médico Jansen Tanure, Leonel   da UFVJM, deputado federal Reginaldo Lopes, reitor da UFVJM Pedro Ângelo, psicólogo Álbano Silveira Machado do Movimento a UFVJM é nossa, professor José Rena da Cunha Melo, da UFMG, e professor Mário Fonseca Paulino, da UFV.

Mário Fonseca, professor da UFV – Universidade Federal de Viçosa, expôs sobre os cursos de engenharia e as potencialidades regionais. Natural de Virgem da Lapa, o professor Mário falou da ausência de infra-estrutura regional e nacional, das grandes riquezas minerais encravadas no subsolo do Vale e do grande desafio de convivência no semiárido devido às dificuldades de captação de água para consumo doméstico e para a produção agropecuária. Destacou os cursos de Engenharia de Minas e Geologia como fundamentais para formar profissionais e desenvolver pesquisas de tecnologias na exploração de minerais e pedras preciosas abundantes no Vale e em Minas Gerais. Ressaltou a importância da Engenharia Hídrica nos estudos, pesquisas e usos da água no semiárido brasileiro, considerando este um dos principais cursos a serem implantados no campus m Araçuaí.

A recepção do Seminário ficou bem cheia com a intensa vontade de participação dos estudantes

O professor José Renan da Cunha Melo, do curso de Medicina da UFMG, falou da emoção em retornar à sua terra natal, Araçuaí, palestrando para seus conterrâneos, principalmente para a nova geração. Ele destacou a história das Universidades no mundo e a dificuldade em implantar campus em pequenas cidades como em Araçuaí. Como membro de comissão especial do MEC para instalação de cursos de Medicina no país, relatou os grandes investimentos necessários para a criação de cursos na área de saúde e as dificuldades em mantê-los.
 Fila de estudantes na entrada do IFNMG para fazer inscrição no Seminário

O Reitor da UFVJM, Pedro Ângelo de Abreu, fez uma exposição sobre a Nossa Universidade, destacando o objetivo estratégico em se tornar uma das maiores universidades do país, com o compromisso de contribuir com o desenvolvimento sustentável dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, norte e noroeste de Minas.  Registrou ser justo o movimento pela implantação de campus em outras cidades do Vale, dizendo que a Universidade fez e fará a parte que lhe cabe neste processo, mas frisou que é necessário gestões políticas junto ao MEC para que recursos financeiros e humanos sejam liberados para a efetivação do campus.

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), economista formado pela UFSJRei, dissertou sobre a necessidade de reformulação do ensino médio, da formação tecnológica e da expansão e interiorização de universidades no Brasil, nos governos Lula e Dilma. Ele disse que está solidário na luta pela implantação de campus em Araçuaí, Capelinha e Almenara, assim como na instalação de unidades do Instituto Federal de Educação Tecnológica em outras cidades do Vale.
O deputado propôs que os três campi propostos pelo Movimento a UFVJM é nossa! e aprovado pelo CONSU – Conselho Universitário da UFVJM deveriam ter, inicialmente,  5 cursos de ciências afins e propor outras etapas para a instalação de cursos de outras áreas. Assim, cada campus poderia ser de Engenharia, Ciências Sociais Aplicadas, de Saúde ou de Licenciatura, por exemplo. Que esta proposta seja discutida de forma solidária, sem concorrências entre as novas unidades, mas que sejam complementares em atender às carências de formação universitária na região.
Ele afirmou que com a aprovação oficial dos cursos, escolhidos pela população, e a doação dos terrenos à UFVJM, a nova expansão de criação de Universidades e campus a ser anunciada pela Presidenta Dilma poderia contemplar as unidades universitárias de Araçuaí, Capelinha e Almenara. Colocou que esta autorização poderia se dar até 2015.

O professor Leonel, da UFVJM, campus Mucuri, fez uma explanação sobre a  importância de controle social sobre as Universidades, e era isso que acontecia com o Movimento do Jequitinhonha.  Denunciou a falta de mais de mil professores de física, química e matemática na educação básica nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, tendo necessidade de cursos de licenciatura na região.

À tarde, os participantes do Seminário apontaram a área de engenharia como a preferida para implantação de cursos no campus Araçuaí.

O Movimento A UFVJM é nossa de Araçuaí foi parabenizado por muitos palestrantes e autoridades pela organização do evento. A Comissão Organizadora formada por Magno Barbosa, Nádia Fonseca Paulino, Itamar Rodrigues, Rita Capdevile e muitos outros se esforçaram muito para que o sucesso do Seminário fosse alcançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário