quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Taiobeiras: "Copasa quer vender água cara, mas não tem água pra vender".


Superintendente da Copasa enfrenta a fúria dos taiobeirenses

Da Folha Regional
Superintendente foi vaiado em Taiobeiras
Durante manifestação realizada hoje à tarde (30/10), uma turma de taiobeirenses execraram a Copasa de Taiobeiras com faixas, cartazes e muitas vaias. Inicialmente, o protesto focava a construção da famigerada Barragem de Berizal, mas a presença do Superintendente da Copasa, Daniel Antunes, inflamou os manifestantes, que o vaiaram o tempo todo. “Não dá mais para ter paciência. A Copasa quer vender água cara, mas não tem a água para vender”, disse o vereador Nem Pilão, que criticou a falta de concorrência e o desinteresse da empresa em investir em Taiobeiras, no Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas.
Outro que detonou a Copasa foi o radialista Ronaldo Saturnino. “Há 20 anos, a Copasa vem prometendo barragem em Taiobeiras e até agora não fizeram nada, mas na hora de cobrar a empresa é eficiente”, criticou o radialista. “Todas as cidades da região tem barragem, só Taiobeiras não tem”, completou. “Um buteco precisa ter pinga, um bordel precisa ter puta e a Copasa precisa ter água”, chacoteou Ronaldo.

O comerciante Zé Alves disse que a Copasa precisa parar de terceirizar a culpa pela falta de água em Taiobeiras. “A única culpada é a Copasa, que quer vender água sem investir em armazenamento”, disse Zé Alves, que pediu para a Câmara de Vereadores para rever o contrato de concessão com a empresa. “O contrato não destina as obrigações da empresa e se ela não tem competência para abastecer a cidade, que abra mão da concessão”, emendou.
Faixas e cartazes cobraram soluções

Diante de uma platéia pequena, mas muita revoltada, o Superintendente Daniel Antunes foi chamado ao microfone e teve que “ouvir cobras e lagartos”. Por vários momentos foi interrompido por gritos e vaias. “A solução para Taiobeiras é a Barragem de Berizal, pois, na década de 80, foi feita a drenagem nos rios Ribeirão e Santana que prejudicou o rio Pardo. Com isso, o rio perdeu as vazantes e as águas correm rapidamente para o mar”, explicou Daniel sob muitos protestos.

O Superintendente não fugiu das vaias e enfrentou os manifestantes com incrível calma, inclusive com algumas alfinetadas nos momentos mais exaltados. “Quanto à concessão questionada pelo comerciante, a Copasa está disposta a devolver, pois a empresa não é a única culpada”, argumentou o Superintendente, sempre muito vaiado. “Se quiser me bater, pode bater, mas garanto que a Copasa fez investimentos em Taiobeiras”, zombou Daniel, citando que a Copasa fez 5 barragens no rio Pardo, mas 3 romperam. “Se tivéssemos a Barragem de Berizal não estaríamos passando por isso”, emendou.
Intertv cobriu a manifestação

Sob a pressão dos protestos, Daniel garantiu ao público que a Copasa não vai cobrar as tarifas durante o período de crise, e enalteceu a contratação dos caminhões pipa para abastecer a cidade. “Estamos buscando água onde tem, pois a seca é em toda a região”, disse.
Quanto a qualidade da água, Daniel concordou que realmente é suja, mas garantiu que está sendo tratada antes de ser distribuída. “Colocar a culpa na Copasa é fácil, mas temos que nos unir e cobrar a construção da Barragem de Berizal”.

Depois de debater com os manifestantes, nossa reportagem perguntou ao Superintendente quais seriam as providências imediatas para resolver o problema de Taiobeiras, já que a Barragem de Berizal é um projeto de longo prazo, e ele garantiu as construções de soleiras de nível. “No próximo ano, vamos construir duas ou três soleiras na calha do rio”, afirmou.


Copasa aluga mais pipas


Caminhões pipa abastecem a estação da Copasa em Taiobeiras. Intertv está na cidade cobrindo a calamidade.
Copasa amplia a frota de caminhões pipa para abastecer Taiobeiras. A empresa alugou mais 2 carretas de 35 mil litros cada e mais 2 caminhões de 20 mil litros cada. A partir de hoje, 30.10, são 4 carretas e 6 caminhões no total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário