sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A avaliação de Gaudêncio Torquato sobre a denúncia de Marcos Valério



Se Lula fosse o alvo... 

Este consultor não tem nenhuma dúvida. Se Luiz Inácio fizesse parte da relação de incriminados na denúncia sobre mensalão, o processo não ganharia continuidade. Estaria trancado nas gavetas. Avançamos muito em matéria de direitos humanos, cidadania e avanços no terreno dos valores republicanos. Mas não a ponto de queimar por completo o perfil mais carismático do país. Lula continua a encarnar a figura do "pai dos pobres". Nessa condição, ganharia um gigantesco escudo de proteção. Não seria tosquiado pela fogueira. 

E agora ? 

Tudo pode recomeçar se Marcos Valério mostrar documentos cabais, provas densas, revelações bombásticas. É pouco provável que tenha esse acervo. Há, isso sim, muita especulação. Teria recebido ameaças de morte ? É possível. Conta que teria ouvido de Paulo Okamotto, que dirige o Instituto Lula : "Ou você se comporta ou morre". Mas, por enquanto, é a palavra de um condenado no mensalão como operador do sistema. 

Lula e Dilma 

Quase 3 horas de papo em Paris. Foi quanto durou a conversa entre a presidente Dilma e Lula em um hotel da capital francesa. Longe dos telefonemas e dos curiosos. Certamente passaram os olhos nos últimos acontecimentos : mensalão ; comportamento de ministros ; condenações em regimes aberto e fechado ; o caso Rosemary ; as implicações para o PT e impactos sobre o governo ; o cenário pré-eleitoral ; as eleições para as presidências do Senado e da Câmara ; as MPs em tramitação, etc. Pauta densa. Dilma fazendo consultas e Lula dando as suas impressões. 

O mais interessante destas notas de Gaudêncio é que ele começa com uma historinha envolvendo Tancredo Neves. Conta que enquanto a Folha de S.Paulo dava como certa a vitória da emenda Dante de Oliveira, lá no início dos anos 1980, o jornal Estado de S.Paulo era mais cauteloso. É que Tancredo, quando consultado, afirmava: "fique tranquilo, eles não sabem contar". Todos já sabem quem estava certo. Logo após esta historinha, Gaudêncio destaca as denúncias de Marcos Valério que destaco acima.

2 comentários:

fabio libertario disse...
NADA A VER. AONDE QUER CHEGAR?
Rudá Ricci disse...
Chegar? Não entendi sua pergunta. Sintetizou muito e não dá para saber o que está pensando. A nota do Gaudêncio é bem clara: ele não acredita que esta tentativa de envolvimento de Lula dê em alguma coisa sólida. E começou citando a fala de Tancredo, para dizer que a grande imprensa, muitas vezes, confunde desejo com realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário