terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Araçuaí: povo reclama de descaso da Prefeitura, no final do ano


Calote da prefeitura de Araçuaí em funcionários e fornecedores afeta o comércio

Além do calote em funcionários e fornecedores, a cidade vive clima de abandono, com muito lixo e sujeira pelas ruas. Um surto de dengue afeta a população deixando o hospital local lotado





A prefeitura não pagou o 13º salário de contratados e efetivos,  e nem as rescisões contratuais dos 199 servidores dispensados em novembro.


Para eles, o Natal foi triste e magro.


 Apenas os professores da rede municipal receberam o benefício,  que foi pago com dinheiro do Fundeb ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica)  um recurso que não pode ser desviado.


Na manhã de sexta-feira(21), um grupo de funcionários foi para a porta do Centro Administrativo protestar contra o calote.

Em vez de receber seus salários,  os servidores foram recebidos pela Polícia Militar que fez a segurança do local. “ Enviamos duas viaturas e quatro policiais, a pedido da prefeitura . Mas não houve problemas. Foi uma manifestação pacífica”, disse o Tenente Gilamárcio Rocha.


“ Este é o nosso presente de Natal que o prefeito nos mandou. Ele não tem consciência do que está fazendo com nossas famílias. Esperamos que ele não volte nunca mais”, desabafou uma funcionária que pediu para não ser identificada.



“ Politicamente ele está liquidado. Com as contas de 2010 reprovadas pela Câmara, é certo que ele fica inelegível conforme determina a Lei da Ficha Limpa”, analisa dois  vereadores da oposição ouvidos pelo jornal.


Com a falta de pagamento dos funcionários  , o comércio foi afetado.

“ O movimento poderia estar melhor. Muitos funcionários esperavam o 13º salário para pagar suas contas e comprar presentes. Não há dúvidas que foi um dinheiro que deixou de entrar na economia local”, admite um lojista.


Além dos funcionários vários setores de prestação de serviços da cidade  também não receberam suas faturas.


“Nossa esperança é que o próximo governo honre estes compromissos”, acredita um empresário do setor de Saúde.

O prefeito não tem ido à prefeitura. Em seu gabinete, pastas e mais pastas estão sobre a  sua mesa .

A  Tesouraria Municipal reafirma que não tem  dinheiro para fazer os pagamentos mas,  promete pagar o 13º no dia 28 de dezembro.

A prefeitura recebeu R$ 1,5 milhão de  parcela do FPM ( Fundo de Participação dos Municípios). De acordo com a responsável pela Tesouraria, o dinheiro foi usado para  pagar contas de água, luz, telefone e INSS.

“Copasa e Cemig, podem esperar porque,  é mais difícil cortar luz e água de órgãos públicos. O melhor era o prefeito quitar as dívidas trabalhistas”, observa um advogado da cidade.

A maioria dos funcionários afetados, ganha salário mínimo.

São auxiliares de serviços gerais, funcionários da limpeza pública e da área administrativa.


“ A despesa do 13º não é inesperada, ela é fixa. Muitas prefeituras fazem  planejamento, depositando cotas  mensalmente. É um compromisso obrigatório com o servidor.”, salienta uma funcionária efetiva do setor administrativo da prefeitura.

As despesas com o 13º e rescisões contratuais podem chegar  a R$1,7 milhão.

Cidade abandonada

Após as eleições,  em que o prefeito foi derrotado, Araçuaí vive clima de abandono. Há muita sujeira, lixo e entulho pelas ruas. Médicos foram dispensados e um surto de dengue atinge a população, lotando o hospital local . Os atendimentos da Policlínica Municipal e dos PSFs estão precários.

Obras como a restauração da praça do Coreto, símbolo histórico da cidade,  e a construção do estádio municipal foram abandonadas.

No entorno do mercado municipal e área comercial, a sujeira pode ser vista pelas calçadas e esquinas. A cidade também ficou sem sua tradicional iluminação natalina.


“ O prefeito poderia ter uma atitude mais digna com a população. Cumprir os compromissos finais e sair com uma imagem menos arranhada. Ele fez muitas obras, estava bem nas pesquisas mas,  acabou morrendo na praia. A última impressão é a que fica,  e a que ele está deixando é a pior possível. ”, desabafou um empresário do setor farmacêutico.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário