sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Araçuaí: PROERD forma 180 estudantes no combate às drogasais

 Estudantes de seis escolas públicas e privadas de Araçuai receberam certificado de conclusão do PROERD

Estudantes lotaram o Colégio Nazareth, na formatura de 180 alunos do PROERD

O Proerd – Programa de Resistência às Drogas e à Violência realizou na noite de quinta-feira (13) no Salão Nobre do Colégio Nazareth  a formatura de 180  alunos, com idades entre 9 e 11 anos, do 5º Ano do Ensino Fundamental, de 4  escolas de escolas públicas e 2 particulares de Araçuai.

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades militares, professores e pais dos alunos que lotaram os 350 lugares do auditório.

O Proerd foi implantado  em Araçuaí em 2010 e já atingiu a marca de  2 mil atendimentos a crianças e adolescentes do município.

A formatura do PROERD é um momento mágico e  marca o final das aulas convencionais e o início da caminhada dos alunos em busca de uma vida saudável e de boas escolhas

As aulas são alegres e dinâmicas com total participação dos alunos.

Eles demonstraram durante a cerimônia um pouco das orientações que receberam, com apresentações  musicais e juramento do Proerd.

Os alunos que se destacaram receberam premiação.

A professora  Cléria Magalhães , cuja filha de 11 anos, recebeu o certificado, disse que aquele era  um dia feliz e importante para a menina. "Creio que se o Proerd estivesse presente há mais tempo em nossa comunidade, muitos jovens hoje , não estariam envolvidos com as drogas. O programa veio para ficar e conta com o apoio da sociedade escolar e dos pais”, disse a professora.

O Programa é ministrado pelo Sargento da Polícia Militar Ernani Martins que recebeu treinamento específico.

Durante a a solenidade ele recebeu homenagens dos alunos.

“ A cada formatura eu me sinto mais realizado em estar contribuindo com a conscientização de mais crianças e adolescentes com relação ao perigo das drogas. Eles serão multiplicadores da mensagem que levamos a cada um”, afirmou o policial.


O programa
  O Proerd tem um caráter preventivo social, executado pela Polícia Militar nas redes de ensino público e privado, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência.

Seu conteúdo é desenvolvido nos seguintes Currículos: Educação Infantil (1º ao 4º ano), Ensino Fundamental (5º e 7º Anos) e Pais.

O currículo base é o do 5º Ano do Ensino Fundamental, pois é uma fase de muita curiosidade e na sua grande maioria as crianças ainda não tiveram contato com as drogas.


No final de cada semestre, na conclusão do curso, as crianças elaboram uma redação sobre o que aprenderam com o programa e durante a formatura recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso diante da Polícia, da Escola e da Família de manterem-se longe das drogas e da violência.

Espelho
  O programa tem por referência o projeto D. A. R. E. (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983 nos Estados Unidos.

  Hoje é desenvolvido em 90 países e desde 2002 em todos os Estados brasileiros.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário