sábado, 22 de dezembro de 2012

Casarão em Turmalina é reformado para abrigar Cultura


Os recursos para a reforma são da Prefeitura Municipal e do ICMS Cultural



Foi reaberto na tarde de quarta-feira (18) um casarão secular em Turmalina (MG) no Vale do Jequitinhonha , depois de passar por ampla reforma.
  
 O sobrado, de dois andares, localizado no centro da cidade,  passa a se chamar Casarão Leopoldo Lopes de Macedo. Ele vai abrigar a Secretaria Municipal  de Cultura e Turismo e o Centro Histórico José Mendes, uma espécie de pequeno museu da história do município.
  
Leopoldo Lopes de Macedo e José Mendes,  são personalidades históricas da cidade e deixaram seus nomes inscritos na história cultural do lugar, principalmente no campo da música.

“Não sabemos ao certo quando o casarão foi construído mas,  é certo que ele tem mais de um século”, acredita Luzia Pereira, secretária municipal de Cultura. 

RECURSOS

Foram gastos cerca de R$ 60 mil na reforma, sendo uma parte proveniente do ICMS Cultural e outra , da  própria prefeitura municipal.

A principal reforma foi a do telhado. O casarão é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.
  
Ele abrigou o primeiro ginásio da cidade e , por último, o Centro de Ensino Supletivo (Cesec).
  
Compareceram à solenidade de reabertura, autoridades, familiares dos homenageados e população local. A festa foi prestigiada com a apresentação da Banda de Música da cidade.

Os convidados foram brindados com um chá cultural.

Sérgio Vasconcelos -Repórter, na Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário