quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Parque do Rio Preto recebe Oscar da Sustentabilidade


III Prêmio Hugo Werneck homenageia ações em prol do meio ambiente e reconhece Parque de São Gonçalo do Rio Preto, no Alto Jequitinhonha

O gerente do Parque Estadual do Rio Preto, Antônio Augusto Tonhão de Almeida, venceu a categoria ‘Melhor exemplo em água’ do III Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, entregue na noite desta quarta (28/11). A premiação é um reconhecimento ao trabalho de conservação das nascentes do rio Preto. 

O Parque Estadual do Rio Preto está localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto, na região do Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais.

Além do gerente do Parque, a disputa pelo prêmio teve como finalista o projeto Águas de Minas, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que, desde 1997, monitora a qualidade das águas superficiais e subterrâneas de Minas Gerais.

A unidade de conservação está inserida na Serra do Espinhaço e abriga diversas nascentes, dentre as quais se destaca a do Rio Preto, um dos mais importantes afluentes do Araçuaí, por sua vez afluente do Rio Jequitinhonha. A unidade de conservação é administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) que faz parte do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Segundo Antônio Tonhão de Almeida, o prêmio é uma homenagem ao esforço da comunidade de São Gonçalo do Rio Preto que se mobilizou pela conservação das nascentes do Rio e que culminou com a criação do Parque em 1994. “Represento uma comunidade inteira que sempre lutou em prol da conservação do Rio Preto”, disse.

Fotos: Janice Drumond/Ascom Sisema
-dsc4209
O gerente Parque Estadual do Rio Preto, Antônio Tonhão de Almeida, ressaltou a contribuição 
da comunidade do entorno do parque na luta pela preservação das nascentes dos rios
Com informações do IEF/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário