sábado, 22 de dezembro de 2012

Programa de Elevação de Escolaridade finaliza segunda etapa em 37 municípios do Jequitinhonha e norte de Minas


Programa visa o retorno de trabalhadores de mais de 18 anos à escola para a conclusão do Ensino Fundamental


A Secretaria de Trabalho e Emprego - SETE aplicou, nos dias 19 e 20,12, as provas da segunda etapa do Programa de Elevação de Escolaridade, em 37 municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.
Em novembro, foram aplicadas as provas de Português e Matemática a 2009 alunos, na conclusão da 1ª etapa do programa.
Nesta segunda etapa, serão aplicadas as provas das disciplinas História, Geografia e Ciências.
O programa de Elevação de Escolaridade visa o retorno de trabalhadores maiores de 18 anos à escola para a conclusão do Ensino Fundamental, por meio de aulas presenciais com carga horária reduzida, com seis meses de duração. Prevê ainda parcerias com os municípios para definição de salas de aulas em locais acessíveis e adequação de carga horária compatível com a realidade e necessidades desse público.
A Sete, juntamente com o Centro Estadual de Educação Continuada Caieiras (Cesec), organiza o calendário, bem como as fases, módulos e disciplinas a serem ministradas e dá o suporte pedagógico.
O Cesec, além de avaliar os educandos, disponibiliza o ambiente virtual de aprendizagem, mantém intercâmbio com alunos e orientadores, oferece material didático, provas, históricos e mantém documentos sob sua guarda por tempo indeterminado, conforme a legislação vigente.
O programa é uma das três vertentes do Travessia Renda, junto à capacitação de trabalhadores, por meio de cursos de qualificação profissional, e obtenção de documentos básicos por meio do Mutirão da Cidadania.
O Travessia Renda faz parte do Programa Travessia, lançado em 2008 com o objetivo de promover a inclusão social e produtiva da população pobre do Estado. Por meio do programa, são desenvolvidas ações simultâneas e articuladas entre várias secretarias e órgãos públicos estaduais nas áreas de saúde, educação, saneamento, emprego e renda. 
Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário