quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Abraço simbólico à prefeitura e caminhada marcam posse em Araçuaí

Centenas de pessoas foram às ruas de Araçuai para comemorar a posse do novo prefeito do município, Armando Paixão

Uma multidão acompanhou o novo prefeito de Araçuaí,  o médico Armando Paixão (PT) até à porta do histórico prédio da prefeitura de Araçuaí (MG)no centro da cidade, para um abraço simbólico, após a posse, realizada no salão nobre do Colégio Nazareth, na tarde de terça-feira (1º).

O prédio de dois andares,  em estilo eclético, construído em 1911, está fechado há três anos, quando o ex-prefeito, Aécio Jardim (PDT) decidiu transferir a administração para um prédio alugado na Vila Magnólia.

Um chaveiro foi chamado para abrir a porta. Da sacada, o prefeito acenou para os presentes. O prédio, que está vazio, deverá ser reformado com a liberação de um recurso de R$ 200 mil, proveniente do Fundo Estadual de Direitos Difusos.

 Durante a caminhada pela rua Dom Serafim, que se iniciou após a cerimônia de posse, militantes do PT e populares,  cantaram a lendária música de Geraldo Vandré “ Pra não dizer que não falei das flores”.

Um servidor municipal pediu o pagamento dos salários  atrasados e 13º, compromissos que o ex-prefeito não cumpriu com os funcionários cujos contratos  terminaram no dia 31 de dezembro.

“ Não nos passaram nada a respeito da situação financeira da prefeitura”, disse o novo prefeito. 

Desafios
 
O prefeito Armando Paixão, afirmou em seu discurso de posse, que  sua meta  será voltada para os setores da Educação, Saúde, Cultura e Esportes. “ Meu compromisso maior será de cuidar das pessoas, principalmente as mais necessitadas”, afirmou.

Emocionado e com voz embargada ao falar da seca e da  falta de políticas publicas para o Vale do Jequitinhonha, Armando Paixão disse que vai governar com ações que tragam dignidade para as pessoas e que sua gestão será pautada pelo diálogo com todos que queiram o bem de Araçuaí, que não tem dono e que é de todos. 

“ Os desafios são grandes, mas grande também é a nossa vontade de fazer,  e isso só será possível se todos nos ajudar a construir uma cidade melhor”, finalizou o prefeito durante discurso de exatos 4 minutos. 
  
A vice-prefeita e também médica, Rita Capdeville  disse que, com 25 anos de profissão, jamais imaginaria estar ocupando um cargo público e que é preciso acabar com a crença de que a política é um jogo sujo, onde os fins  justificam os meios, lembrando frase do pensador italiano renascentista , Nicolau Maquiavel.” Precisamos de um povo unido por uma só Araçuaí”, finalizou a vice-prefeita, que  em seu discurso de 7 minutos, conclamou  cada cidadão a participar das políticas do novo governo.
  
Em rápida entrevista ao jornal Gazeta, o novo prefeito adiantou o nome dos novos secretários.

Para a Educação, Rovieri Vieira, que já ocupou a pasta durante o governo do ex-prefeito José Antonio Martins (PT), para a secretaria de Finanças, Cida Moreira, que também já exerceu o cargo no governo da ex-prefeita Maria do Carmo Silva (PT). Ela é funcionária de carreira dos Correios. O atual presidente do PT, Geraldo Silva, será o secretário de Obras. Para a Saúde, a atual secretária executiva do Cismeje, Zuzu Loredo Rocha  e para a Assessoria de Comunicação, o jornalista André Sá.
  
Discurso longo

A cerimônia de posse do prefeito, vice e dos 11 vereadores de Araçuaí,  teve início às 18:30 horas no salão nobre do Colégio Nazareth.

Durou pouco mais de uma hora. O auditório, com capacidade para 350 pessoas sentadas, estava lotado.

O novo prefeito e a vice, foram declarados empossados pelo vereador Carlindo Dourado (PP) que ocupará a presidência da Câmara pela terceira vez.

Ele fez um discurso longo, enfadonho, de 18 minutos, que incomodou os presentes, já sufocados pelo calor de mais de 30 graus.

Dourado afirmou que  vai dar transparência aos atos da Câmara através das redes sociais ( twiter e facebook), para que os cidadãos possam acompanhar e fiscalizar o trabalho da Câmara e que combaterá a corrupção e os privilégios.
  
Durante a cerimônia foi anunciada a nova mesa diretora da Câmara. Presidente, Carlindo Dourado (PP),  vice, Itamar Alves (PSDB), 1º secretário, Elias Esteves e 2º secretária, Jucélia Matos Santana.

 Após a cerimônia  de posse , um trio elétrico  com a cantora Fernanda Leite , saiu da praça do Fórum , por volta das 22 horas  até o centro da cidade, alegrando os foliões.
  
Sérgio Vasconcelos
Repórter
da Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário