quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Araçuai apresenta alerta contra casos de dengue.


Um homem morreu com suspeita da doença, na semana passada

60 pessoas em média buscam atendimento diariamente no hospital da cidade


Hospital São Vicente de Paulo, em Araçuaí, é sempre procurado por pacientes com suspeitas de dengue

Situação de alerta em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. O município de 38 mil habitantes registra uma série de casos de dengue e enfrenta dificuldades para lidar com o quadro.

A situação crítica foi descrita pela secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Jequitinhonha, Zuzu Loredo.

Segundo ela, 60 pessoas, em média, buscam atendimento diariamente no hospital da cidade com sintomas da doença.

No ano passado, Araçuaí teve três casos e uma morte em decorrência de dengue hemorrágica – forma mais grave da enfermidade. Na semana passada, um homem residente no bairro Canoeiro morreu com suspeita da doença quando era transferido para a cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.


A situação exigiu a implantação de medidas específicas. Uma delas foi a criação de uma força-tarefa para atendimento aos pacientes com suspeita da doença, além da formação de um grupo de agentes para vistoriar casas e identificar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Zuzu Loredo conta que, em dezembro, a Secretaria de Estado de Saúde enviou dois carros para fazer fumacê nas ruas da cidade e organizou o grupo com 26 homens responsáveis pela visitação às residências.

O trabalho, no entanto, fica prejudicado pela falta de coleta de lixo, já que, segundo a secretária, os serviços de limpeza não estavam ocorrendo de forma adequada nos últimos meses.

A situação denunciada por Zuzu é resultado, segundo ela, da falta de trabalho preventivo ao longo do ano.

Após ser derrotado na urnas, o ex-prefeito Aécio Jardim, que é médico, praticamente abandonou a cidade que está tomada por muito lixo e entulho nas ruas.

A secretaria municipal da Saúde ainda não divulgou o número de casos registrados no município.


MONTES CLAROS

A doença pode ter provocado uma morte em Montes Claros, no Norte de Minas. Uma menina de 11 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica no último domingo.

Ketlyn Ferreira Santos passou mal na semana anterior com sintomas da doença e foi levada para o hospital. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi procurada para comentar a situação dos municípios em relação à dengue, mas ninguém atendeu as ligações. O prefeito de Araçuaí também não foi localizado.

Fonte: Portal UAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário