quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Chefe da Polícia Civil de Minas transfere delegado de Araçuai


O ato de sua transferência foi assinado pelo Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Sylton Brandão e publicado na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado


Natural de Belo Horizonte, delegado Bernardo Salles tomou posse como delegado em 2008

O delegado Bernardo Pena Salles, não responde mais pela Delegacia de Araçuaí(MG), no Vale do Jequitinhonha..

 Ele foi transferido para a Delegacia de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
  
O ato  de sua transferência foi assinado pelo Chefe da Polícia Civil  de Minas Gerais, Sylton Brandão e publicado na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado ( Jornal Minas Gerais).

Natural de Belo Horizonte, Pena Salles era delegado de Araçuaí desde 2008. Ele ingressou na carreira após concurso em 2007.

Criticas

O delegado Bernardo  Pena Salles estava enfrentando um bateria de críticas da opinião pública e da imprensa local, em decorrência do aumento da violência em Araçuai.

 Assassinatos, tráfico de drogas, assaltos à luz do dia,  crimes não desvendados e bandidos agindo livremente, revoltaram a população.
  
O quadro de desgaste do delegado  se agravou após publicação de matéria do Jornal Gazeta de Araçuaí, cobrando solução para a seqüência de crimes na cidade.

O editor do jornal, Sérgio Vasconcelos, escreveu que  a escalada da violência estava  aliada à inoperância, ineficácia, incapacidade e incompetência da Polícia Civil em desvendar os crimes e prender os bandidos.
  
Nas redes sociais foram postados mensagens tipo “ Delegado Bernardo, pede pra sair”.
  
Indignado com as críticas, o delegado optou por processar o jornalista por calúnia, injúria e difamação o que resultou em mais uma série de críticas nas redes sociais.

De acordo com o advogado contratado pelo delegado, as afirmações do jornal, ofenderam a reputação e o decoro, não só do delegado, mas também da gloriosa Polícia Civil de Araçuaí.

 “ Ele deveria ter chamado o repórter e mostrado a realidade do desaparelhamento da  Polícia Civil em Araçuaí, que não é diferente no resto do Estado.Ele acabou dando  um tiro no pé. Toda a sociedade está vendo o crescimento não só da violência,  como também da impunidade. O jornal não falou nenhuma mentira”, avaliou um advogado da Seção OAB Araçuaí.

 O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e a organização internacional Repórteres Sem Fronteiras, foram informados do caso.
  
A audiência para julgar o jornalista, foi marcada para o dia 10 de dezembro, 15 dias após as publicações. O delegado pediu R$ 10 mil de indenização e a retirada das notícias do ar. O editor do Gazeta  recusou o pedido  e solicitou  a nomeação de um advogado dativo para o caso.
  
 Nenhum advogado dativo da Comarca aceitou a causa.
 “ Trata-se de um embate entre um jornalista e um delegado. Ninguém quer atrito com a imprensa, tampouco com o delegado", observou um advogado criminalista da Comarca.
  
Na manhã de quarta-feira(9) deveria ser realizada a audiência de instrução e julgamento do caso. Ela  foi suspensa por prazo indeterminado, por falta de advogado.

 “ Vamos comunicar a OAB-Ordem dos Advogados do Brasil-  sobre os fatos. Nova audiência só será marcada quando houver a nomeação do advogado”, informou o promotor público Randal Bianchini, ao editor do Gazeta.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário