quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Desafios e perspectiva da política de Assistência Social são apresentados a gestores do Vale do Jequitinhonha


Imprimir E-mail
SUBASEncontro em Araçuaí acontecerá neste 28 de março

Gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de municípios da Região do Vale do Jequitinhonha, estarão reunidos, nesta quinta-feira (28.02), na primeira etapa do Seminário Novos Gestores do SUAS 2013-2016, que objetiva informar aos novos gestores sobre a política de assistência social e seu modelo de gestão.

O Encontro acontecerá na AABB, em Araçuaí, no  Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas.

O encontro, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), visa, sobretudo, apresentar um panorama geral sobre o SUAS às novas gestões municipais, conforme ressaltou a subsecretária de Assistência Social, Maria Juanita Godinho Pimenta.

“Tivemos uma mudança muito significativa em Minas Gerais: 70% dos nossos municípios trocaram os prefeitos. Quase que diretamente isso reflete nos cargos de secretários e, muitas vezes, nos deparamos com pessoas com pouca experiência na área da assistência social. Então, o seminário tem o objetivo de estreitar os laços entre estado e município, mostrar como está o painel do sistema na localidade e quais os desafios que teremos em conjunto nesses quatro anos de administração”, disse Juanita.

Para atender os 853 municípios mineiros, o seminário foi dividido em 19 etapas, a serem realizadas de forma regionalizada e vai até 28 de março. 

Além de receber informações sobre os recursos disponibilizados, indicadores locais e também sobre os desafios e expectativas a partir deste ano, os gestores vão receber o “Painel do SUAS Local”, diagnóstico que aponta a situação atual do Sistema Municipal de Assistência Social e o que pode melhorar em 2013.

Desafio
O secretário de Assistência Social de Sarzedo, João Batista Junior Gomes, que assumiu a pasta neste ano, destaca a importância do seminário no suporte aos novos gestores e ressaltou o desafio da nova administração. “O seminário informa sobre as ações da SEDESE, o que auxilia e completa as atividades no município. O principal desafio será disseminar o desenvolvimento social para que todos os usuários tenham acesso às políticas do SUAS”.

SUAS
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política de Assistência Social, envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

O Sistema é composto pelo poder público (União, Estado e Municípios) e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada.

Fonte: SEDESE

Nenhum comentário:

Postar um comentário