sábado, 16 de março de 2013

38 municípios recebem retroescavadeiras do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Prefeitos de municípios do semiárido mineiro recebem máquinas do PAC
25 municípios do Vale foram beneficiados

Prefeitos do semiárido mineiro receberam na manhã desta quinta-feira (14) as chaves das 38 retroescavadeiras doadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os equipamentos serão usados para estruturar as estradas vicinais da região. A escolha dos municípios atende os requisitos estabelecidos na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A solenidade de entrega ocorreu em Salinas, a 630 quilômetros da capital mineira Belo Horizonte.
A administração das máquinas será feita pelos próprios municípios. “Isso facilita o processo de estruturação dos municípios, porque cada prefeitura tem autonomia para priorizar as áreas mais prejudicadas e agir. Alguns municípios fazem esse levantamento também com o auxílio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável”, salienta o delegado federal do MDA em Minas Gerais, Alcides Guedes Filho.
Além de manter e recuperar as estradas vicinais, os equipamentos doados ajudarão ainda a construir reservatórios de água para o período da seca. “As retroescavadeiras são multiuso e fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar na região”, defende Alcides.
A maior parte dos municípios beneficiados com a entrega está em localizada nos Territórios da Cidadania do Alto Jequitinhonha, do Alto Rio Pardo, do Baixo Jequitinhonha, do Serra Geral, do Vale do Mucuri e no Território Rural de Alto Suaçuí Grande. Apenas cinco municípios não integram os territórios.


“Os municípios que estão recebendo os equipamentos agora estão localizados no semiárido mineiro e estão sofrendo muito com a seca, desde 2012. As máquinas irão fazer melhorias nas estradas vicinais e também serão usadas para construir pequenas barragens para armazenar as águas das chuvas. Com isso atenderemos as demandas dos agricultores familiares e amenizaremos os efeitos da seca, que são muito fortes na região”, explica o delegado federal do MDA em Minas Gerais, Alcides Guedes Filho.

De acordo com o prefeito de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias, o Kinca, a retroescavadeira doada será fundamental para estruturar a agricultura familiar local. “Hoje, Salinas está em uma situação muito séria. Aliás, não só Salinas, como os demais municípios da região, que enfrentam um longo período de estiagem. As máquinas vão ajudar a superar essa situação”, adianta o prefeito.
Foto: Andrea Farias/MDA

Apresentação dos programasUm dia antes da entrega, na quarta-feira (13.03), a delegacia federal do MDA no estado, juntamente com o Incra/MG, promoveu um seminário sobre as políticas e programas do MDA específicas para os municípios. A iniciativa ocorreu às 14h e foi voltada para os prefeitos e secretários municipais de agricultura.

Capacitação dos operadores das máquinas
A capacitação dos trabalhadores que irão operar as retroescavadeiras entregues foi feita nesta terça-feira (12), das 8h às 17h, também no Centro de Convenções Antônio Olinto Paulino Santana. Cada município terá dois funcionários treinados. Durante todo o dia, os operadores receberam instruções de segurança e de como usar as máquinas.

Segunda etapa nacionalDentro da segunda etapa do PAC, o Ministério do Desenvolvimento Agrário entregou, em 2012, 1.275 retroescavadeiras a 1,3 mil municípios brasileiros. O investimento de cerca de R$ 211 milhões beneficiou mais de 8,8 milhões de pessoas nas áreas rurais, entre as quais 1,5 milhão de famílias de agricultores. Com as entregas de 2013, serão entregues 6,7 mil máquinas, com um investimento de R$ 1,4 bilhão do MDA.

Para este ano, está prevista a entrega de 3,4 mil retroescavadeiras e duas mil motoniveladoras.

Veja a relação dos municípios beneficiados com a entrega das retroescavadeiras:

Alto Jequitinhonha
Angelândia
Congonhas do Norte
Diamantina
Gouveia
Presidente Kubitschek
Rio Vermelho
São Gonçalo do Rio Preto
Serra Azul de Minas
Turmalina

Médio e Baixo Jequitinhonha
Comercinho
Divisa Alegre
Divisópolis
Grão Mogol
Itinga
Jenipapo de Minas
Joaíma
Jose Gonçalves de Minas
Palmópolis
Pedra Azul
Ponto dos Volantes

Alto Rio Pardo - Jequtinhonha norte de Minas
Berizal
Curral de Dentro
Rubelita
Salinas
Santa Cruz de Salinas

Serra Geral - norte de Minas
Itacambira
Itacarambi
Nova Porteirinha
Porteirinha
Riacho dos Machados

Vale do Mucuri
Campanário
Machacalis

Alto Suaçuí Grande
Frei Lagonegro
José Raydan
Santa Maria do Suaçui
São Jose do Jacuri
São Pedro do Suaçui
São Sebastião do Maranhão

Serviço
Solenidade de entrega de retroescavadeiras para municípios de Minas Gerais
Data: 14 de março (quinta-feira)
Horário: 9h30
Local: Centro de Convenções Antônio Olinto Paulino Santana
Rua Floripes Crispim, 220, Bairro Cândido Vilage
 Salinas (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário