domingo, 24 de março de 2013

Abatedouros de gado no Vale não obedecem normas sanitárias e podem ser fechados


CARNES DE ANIMAIS MORTOS NESTES LOCAIS PODEM TRANSMITIR DOENÇAS GRAVES, COMO CISTICERCOSE, QUE ATACA O CÉREBRO, E TOXOPLASMOSE, QUE PROVOCA PROBLEMAS NO FÍGADO, PULMÃO E CORAÇÃO.


O Ministério Público está declarando guerra aos matadouros de animais que visam a comercialização de carne, principalmente a bovina. Na Comarca de Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, já foram fechados dois Matadouros Municipais: o de Minas Novas, em novembro de 2012, e o de Berilo, nesta última semana.

Leia aqui:  

Os dois equipamentos públicos foram fechados pelo mesmo motivo: falta de higiene e outras normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária que não são seguidas.

O abatedouro de Minas Novas foi construído recentemente, há cerca de 3 anos, mas se encontra abandonado, com problemas de infra-estrutura e de gestão pública. 


Chapada do Norte também está na mira do Ministério Público

A população do município de Chapada do Norte sofre também com a péssima qualidade da carne consumida na cidade, quase toda advinda do Matadouro Municipal, à beira da BR 367, sem o mínimo de condições das exigidas pela Vigilância Sanitária.

Leia reportagem postada aqui no Blog do Banu, no dia 15.11.2012.

estado-critico-de.matadouros.de. minas.novas.e.chapada.do.norte 

Situação de matadouros no Brasil 

ameaça saúde da população


Fantástico denuncia situação em todo o país


Leia reportagem do programa Fantástico, exibido no dia 10.03.2013:




Problema é jogado nas costas das Prefeituras, mas açougueiros são os responsáveis

Este problema de estrutura e gestão dos matadouros de animais com fins de consumo de carne vem se aprofundando com o corte de financiamento do Ministério da Agricultura que suspendeu os convênios que eram assinados com os Municípios com repasse de recursos financeiros para a construção e gestão destes equipamentos.

Os açougueiros são os verdadeiros responsáveis e deveriam custear a construção e administração de abatedouros, pois são eles os profissionais que lucram com a comercialização da carne animal. Porém, jogam a batata quente para a mão da Prefeitura que sempre manteve os Matadouros Municipais.

O problema vem sendo empurrado com a barriga. A Prefeitura não tem dinheiro para investimento na estruturação dos serviços que a Vigilância Sanitária exige. Os açougueiros cruzam os braços, ou então matam o gado no mato, em condições suspeitas. A Vigilância Sanitária municipal faz vistas grossas, para evitar problemas políticos e desabastecimento. 

O IMA - Instituto Mineiro da Agropecuária tem a missão de "exercer a defesa sanitária animal e vegetal, a inspeção e fiscalização de produtos contribuindo para a preservação da saúde e do meio ambiente". E cobra tudo o que é de sua atribuição.

O Ministério Público cobra e pune os municípios por não cumprirem com as normas de saúde pública.

Como fica a população?

É preciso que os governos estadual e federal apoiem as Prefeituras para estruturarem os Matadouros Municipais e estabeleçam responsabilidades dos açougueiros para que a população consuma carne com controle de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário