domingo, 24 de março de 2013

Capelinha caminha para ter Instituto Federal


Polo com cursos presenciais será instalado a partir de agosto deste ano

Da esquerda para a direita: Maria Eunice, Secretária de Educação; Tico Neves, Secretário de Comunicação; Cleuber Luiz, vereador; Zezinho da Vitalina, prefeito de Capelinha; e professor Ednaldo Liberato, diretor do IFNMG.
 Como parte do processo de implantação do polo de ensino presencial do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), em Capelinha, no Alto Jequitinhonha,  nordeste de Minas Gerais, o prefeito do município, Zezinho da Vitalina, recebeu nesta sexta-feira, dia 22 de março, a visita do coordenador de articulação do IFNMG, professor Ednaldo Liberato, para vistoria das instalações de possíveis prédios provisórios para instalação da unidade na cidade. 

Três locais foram vistoriados. O professor Liberato disse que fará um relatório sobre as opções apresentadas para ser encaminhado ao Ministério da Educação, em Brasília, ressaltando a importância do local a ser definido dispor de aspectos como acessibilidade, salas para 40 alunos, espaço para o setor administrativo, entre outros.

O Prefeito Zezinho da Vitalina assumiu o compromisso de fazer as adaptações necessárias no prédio para o funcionamento do Instituto Federal e reafirmou seu interesse em lutar pela implantação do pólo do IFNMG, o mais rápido possível. “Nosso projeto de consolidar Capelinha como cidade universitária também passa pelo ensino técnico. Sabemos da grande demanda em diversas áreas técnicas da nossa região e estamos trabalhando para supri-las”, completou o prefeito.

O professor Liberato também fez questão de conhecer a área a ser disponibilizada pelo município para a construção definitiva das instalações do polo.  Liberato afirmou que somente após a realização de uma Audiência Pública para escolha dos cursos a serem implantados é que se definirá o tamanho necessário do terreno. “Caso os cursos escolhidos pela região sejam na área de Ciências Agrárias, por exemplo, então o terreno deverá ser de dimensão capaz de abrigar uma fazenda experimental”, enfatizou ele.

Início em agosto
Com a aprovação ainda neste semestre, o polo de Capelinha ficará vinculado ao campus do IFNMG de Diamantina.
A previsão é que os cursos se iniciem em agosto deste ano, com cerca de 150 vagas. 
A área e os cursos a serem implantados serão definidos por meio de uma Audiência Pública que tem como foco saber sobre as principais demandas de formação da população da região. 
Segundo o Professor Liberato, para a implantação dos cursos em Capelinha, o IFNMG deverá absorver cerca de 20 professores e 10 técnicos administrativos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário