sexta-feira, 22 de março de 2013

Capelinha: Povoados se rebelam contra a água sem tratamento da COPANOR


Estudantes do povoado de Vendinhas se manifestam contra COPANOR


Preocupada com a situação caótica de falta de água no povoado de Vendinhas, município de Capelinha, a Escola Bento Rocha realizou nesta quarta-feira, dia 21 de março, uma passeata até a barragem de captação de água que abastece a comunidade, contando com a participação de estudantes e moradores. 

O ato público foi uma demonstração de protesto da população contra a COPANOR, objetivando sensibilizar a empresa para retomar e concluir as obras de abastecimento de água no povoado.

A iniciativa da Escola aproveitou o lançamento do projeto Parlamento Jovem 2013, que este ano tem como tema “Cidades Sustentáveis: Desafios Para as Novas Gerações” e um dos subtemas “Uso e Conservação da Água”, sendo o projeto coordenado pela Câmara Municipal,  com a participação de Escolas capelinhenses.

Segundo a diretora Cristiane Froes, “os alunos estão passando mal nas salas de aula com a ingestão da água sem tratamento e queixam frequentemente de náuseas, mal estar e diarréia". A diretora disse também que a Escola pretende continuar com o movimento e o próximo passo é convidar representantes da COPANOR para que visitem a comunidade.  

Os vereadores de Capelinha Ci da Farmácia, Tadeuzinho, Luciano do Mundo Animal, Wilson Coelho e Cleuber Luiz participaram da manifestação e presenciaram o descaso da COPANOR com a comunidade de Vendinhas.

O Vereador Cleuber Luiz informou que a Câmara e a Prefeitura estão cobrando da COPASA e da COPANOR a continuidade das obras em Capelinha e nos povoados, inclusive citando o resultado de recente reunião, em Belo Horizonte, quando o presidente da COPANOR, Franck Deschamp, comunicou que foi aberta licitação para realização de obras de distribuição de água, construção de módulos sanitários (banheiros), fossas e projeto de rede de esgoto.

O vereador Wilson Coelho fez um balanço dos serviços realizados em Vendinhas e as investidas frustradas na abertura de poços que secavam em dois ou três dias.

 Fonte: ASCOM - Prefeitura de Capelinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário