quarta-feira, 27 de março de 2013

Iepha vai analisar título de Patrimônio Imaterial do Festivale


Comissão de   Cultura da Assembléia Legislativa aprova requerimento dos deputados estaduais Luiz Henrique Santiago e André Quintão 

O Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha – Festivale pode se tornar Patrimônio Imaterial do Estado de Minas Gerais.

Foi aprovado nesta quarta-feira (27-03-13), na Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa 
de Minas Gerais, requerimento apresentado pelos deputados Luiz Henrique (PSDB) e André Quintão  (PT) que encaminha ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais Iepha-MG pedido de providências para que o Festivale seja reconhecido como patrimônio imaterial do Estado.

Festivale pode se tornar Patrimônio Imaterial do Estado de Minas Gerais, com o apoio do deputado estadual Luiz Henrique.
Festivale pode se tornar Patrimônio Imaterial  de Minas, com o apoio do deputado Luiz Henrique.
O Festival reúne, anualmente, pessoas vindas de diversas cidades do Vale, de Minas Gerais, do Brasil e do exterior, para participar de uma intensa programação que inclui atrações musicais, artesanato, poesia, teatro, grupos de arte popular, fotografia, culinária, além de diversas oficinas de capacitação artística.
Além disso, vale lembrar que revelou ao povo brasileiro grandes talentos como Paulinho Pedra Azul, Tadeu Franco, Saulo Laranjeira, Rubinho do Vale, Pereira da Viola, Pedro Morais e tantos outros.
Para o deputado Luiz Henrique, natural de Diamantina, este título será um reconhecimento de tudo que o festival representa para a cultura regional. “O Festivale abrange expressões culturais e tradições, que traduzem a identidade do povo do Vale do Jequitinhonha, a exemplo de outras manifestações brasileiras que são consideradas patrimônios imateriais, como a Feira de Caruaru, a festa do Círio de Nazaré,  o jeito de fazer o queijo artesanal em Minas Gerais.
 O deputado André Quintão, grande apoiador do evento, participou da edição deste ano, que aconteceu em Itaobim, no mês de janeiro, e contou com recursos para sua realização garantidos por emenda da Comissão de Participação Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário