terça-feira, 26 de março de 2013

Minha Casa, Minha Vida fará 499 casas em Capelinha


Imóveis serão construídos próximo ao bairro Subestação, com financiamento da agência local da Caixa


As famílias de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, inscritas no Cadastro Único do governo federal ( CAD-Único) poderão, em breve, adquirir uma moradia por meio do programa Minha Casa, Minha Vida 2.

Foi liberada a construção de 499 casas próximas ao bairro Subestação, na saída para Turmalina/Minas Novas. As residências serão adquiridas por meio de contrato com a Caixa, que é responsável pelo financiamento dos imóveis.
A verba, cujo valor ainda não foi divulgado, será oriunda do Ministério das Cidades.

De acordo com o Secretário Municipal de Assistência Social, Luis Gustavo Vieira Silva, os imóveis serão destinados às famílias que atenderem os critérios de seleção do Programa Minha Casa, Minha Vida.

As inscrições serão abertas em breve pela Secretaria e a seleção será feita apenas quando a obra estiver com pelo menos 60% pronta. “Isso porque, até lá, muitas famílias que hoje precisam talvez já tenham conseguido moradia”, explica o secretário.

Em agosto de 2012, o governo federal assinou decreto que fixa em 95% o valor do subsídio para as famílias com renda até R$ 1.600 beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Com isso, a parcela mínima a ser paga por quem financiar a casa passou de 10% para 5% da renda mensal. 

A prestação mínima caiu de R$ 50 para R$ 25. Mas ainda não foram divulgados os valores referentes aos imóveis que serão construídos em Capelinha.

De acordo com Charles Takemura, gerente da Caixa Econômica Federal, da agência de Capelinha, as obras já devem começar no mês de abril. “O projeto ainda encontra-se em análise e a aprovação pela Caixa, mas a previsão é que a construção se inicie logo”, informa.

Capelinha foi incluída na relação do Ministério das Cidades por ter características que a enquadram no Programa Minha Casa, Minha Vida para cidades entre 20 e 50 mil habitantes, e com população urbana igual ou superior a 70% do total.

Ainda porque, segundo dados do IBGE, o município apresentou taxa de crescimento populacional entre os anos de 2000 e 2010 superior à média do estado de Minas Gerais.

Reportagem de Rosa Santos, no Jornal Acontece Regional, Edição 28,  de Capelinha, Minas Gerais.

2 comentários:

Unknown disse...

como que esta o andamento desse projeto hem . ouvi dizer que seria para dar inicio as obras em 2013

Mary disse...

Eh verdade não se fala sobre as casas que seriam construídas em 2013 e ja estamos em 2014 e nada ainda.Afinal terá ou não terá essas casas??? E lembrando q esse ano tem eleição!

Postar um comentário