domingo, 31 de março de 2013

Pronatec Brasil Sem Miséria oferece mais de 860 mil vagas em todo o país este ano

 
Candidatos aos cursos de capacitação profissional devem procurar Cras mais próximo de sua residência para se inscrever
Municípios do Vale terão 57 cursos com 1904 vagas.
Cidades-polo não foram priorizados pelo MDS 
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria), executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), oferece este ano 863 mil vagas para pessoas em situação de extrema pobreza. Com isso, a oferta de vagas passará de 1,1 milhão – no ano passado, o programa teve 266,7 mil inscritos.
  
No total, há vagas para 448 cursos diferentes em 2.034 cidades de todo o país. Entre eles, auxiliar administrativo, eletricista, manicure e pedicuro, pedreiro, operador de computador, montagem e manutenção de computadores, almoxarife, instalador predial de baixa tensão e auxiliar de pessoal. Para participar dos cursos, o candidato deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua residência.

As prefeituras podem aderir ao programa a qualquer momento. Segundo o diretor de Inclusão Produtiva do MDS, Luiz Müller, o trabalho dos municípios é fundamental para que as pessoas extremamente pobres tenham acesso aos cursos. “Em cada município, a assistência social tem um papel muito importante no processo de mobilização para acessar as vagas.”

Além da mobilização, a assistência social é responsável pela articulação entre o Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sest e Senar, entre outros), escolas técnicas e empresários para definir os postos de trabalho disponíveis no município. “Cada município tem sua particularidade. Há oportunidades especificas de emprego em cada um”, destaca Müller. “Com o Brasil Sem Miséria, passamos a olhar localmente [a demanda de mão de obra] e conseguimos detectar possibilidades de inclusão produtiva das pessoas nesses mercados específicos.” 

De acordo com Müller, a cada trimestre o governo fará um processo de repactuação, com objetivo de identificar novos mapas de oportunidades e especificidades locais. Isso pode resultar na abertura de mais vagas.

Ascom/MDS
(61) 2030-1021


PRONATEC no Vale do Jequitinhonha
O PRONATEC aprovou 57 cursos e 1904 vagas para cidades do Vale do Jequitinhonha. Mas,não foi justo. Diversos município fizeram inscrição solicitando vários cursos para seus municípios, principalmente as cidades polo como Diamantina, Capelinha, Itamarandiba, Capelinha, Almenara e Salinas. Porém, somente Araçuaí conseguiu 18 cursos por ter uma estrutura do SESI/SENAC/SENAR, principais executores do PRONATEC. 

Mas, outros municípios como Turmalina e Capelinha que solicitaram cerca de 20 cursos não foram contemplados.

O Programa Inclusão Produtiva solicitou a inscrição via email inclusaoprodutiva@mds.gov.br até  a data de 7 de dezembro de 2012. E assim foi feito por várias comissões locais, mas não houve a aprovação como se esperava.

Pequenas cidades como Couto Magalhães de Minas, Datas, Gouveia e Santa Cruz de Salinas tiveram 3 cursos aprovados, enquanto outras cidades maiores como Diamantina, com um curso aprovado; Almenara com dois cursos; Capelinha com 3 cursos; Turmalina com 5 cursos e Salinas com 6 cursos aprovados, ficaram bem aquém da demanda proposta. Itamarandiba, Novo Cruzeiro e Minas Novas não tiveram sequer um curso aprovado.

Espera-se da Coordenação Nacional do PRONATEC uma correção ou uma justificativa plausível.  

VAGAS DO PRONATEC EM CIDADES DO VALE DO JEQUITINHONHA DIVULGADOS PELA COORDENAÇÃO NACIONAL DO PROGRAMA

N.
            
MUNICÍPIO
Nº  DE CURSOS

VAGAS

CURSOS

01
Almenara
02
35
Auxiliar administrativo, maquiador

02
Araçuaí
18
610

Agente de combate às endemias, agricultor orgânico, auxiliar de arquivo, auxiliar de
Recursos humanos, auxiliar financeiro, costureiro industrial do vestuário, cuidador de
Idoso, desenhista de produtos gráficos web, eletricista instalador predial de baixa tensão,
Instalador e reparador de redes de computadores, monitor do uso e conservação dos
Recursos hídricos, montador e reparador de computadores, operador de computador,
Pedreiro de alvenaria, programador de sistemas, programador web, recepcionista em
Serviços de saúde, recreador


03
Botumirim
02
62
Cuidador de idoso, manicure e pedicure

04
Capelinha
03
128
Auxiliar administrativo, cabeleireiro, vendedor

05
Couto Magalhães de Minas
03
120
Auxiliar de pessoal, recepcionista, vendedor


06
Cristália
02
55
Auxiliar administrativo, recepcionista em serviços de saúde

07
Datas
03
120
Auxiliar administrativo, recepcionista, vendedor

08
Diamantina
01
42
Cabeleireiro

09
Gouveia
03
120
Cuidador de idoso, recepcionista, vendedor

10
Jacinto
01
15
Artesão de pintura em tecido

11
Jequitinhonha
02
80
Auxiliar administrativo, maquiador

12
Novorizonte
02
32
Manicure e pedicure, maquiador

13
Salinas
06
165
Artesão de pintura em tecido, confeccionador de bijuterias, cuidador infantil, produtor de queijo, recepcionista, vendedor
14
Salto da Divisa
01
15
Artesão de pintura em tecido
15
Santa Cruz de Minas
03
170
Auxiliar administrativo, operador de computador, recepcionista em serviços de saúde
16
Turmalina
04
105
Artesão de pintura em tecido, auxiliar administrativo, garçom, maquiador
17
Virgem da Lapa
01
30
Artesão de pintura em tecido



Um comentário:

Unknown disse...

O PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA tem uma sistemática de funcionamento que esta devidamente descrita na cartilha, que esta na capa do site do Plano Brasil Sem Miséria, mas que também podes acessar por este link aqui http://www.brasilsemmiseria.gov.br/resolveuid/3ffe21175618e68f98194f008c19c764 . Nela verás que é competência da Assistência Social do Município fazer as pactuações de cursos, turmas e vagas com os ofertantes (SENAI,SENAC,SENAT,SENAR e Institutos Federais), levando em conta as possibilidades de empregabilidade, por que esta é a razão de ser do PRONATEC, ou seja a empregabilidade das pessoas. Nosso Ministério não vetou nenhum curso da sua cidade. Se outros houvessem, também o seriam. Quem lança as vagas no SISTEC, Sistema que dá suporte ao PRONATEC, são os ofertantes após esta pactuação feita no município. A demanda descrita no email para a Inclusão Produtiva era para termos uma estimativa de custos para 2013 e não uma acertiva de que de fato estes cursos aconteceriam. Insisto em dizer: quem faz esta pactuação na ponta é o Município, através da Assistência Social, diretamente com os ofertantes. Se fizeram a pactuação, vocês tem que verificar com os ofertantes por que estas vagas não foram lançadas no SISTEC. Peço portanto, que vocês leiam a Cartilha, seguindo os passos nela indicados. Todas as reuniões de pactuação entre o demandante (neste caso a Assistência Social) e os ofertantes, é anotada numa ata de pactuação assinada por ambos.
Por outro lado, as pactuações entre os Ministérios e os ofertantes no SISTEC ocorrem de 3 em 3 meses. Há portanto sempre a possibilidade de negociação entre o demandante e o ofertante. Estes cursos no entanto só são lançados no Sistema de 3 em 3 meses. Assim, sugiro que vocês retomem as negociações com os ofertantes.
Para o MDS, o PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA é um meio para possibilitar a Inclusão Produtiva do público do CADÚnico – Cadastro Único das Políticas Sociais. E quanto mais oportunidades houver, melhor. Reafirmo que, seguidos os passos orientados pela Cartilha do PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA, todos os cursos pactuados serão aprovados.Isto inclui inclusive cidades que não tenham unidades físicas dos ofertantes. Hoje mais de 50% dos cursos do PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA são disponibilizados em UNIDADES REMOTAS, que são espaços físicos apropriados, devidamente aprovados pelos ofertantes, dentro das regras do MEC.É por esta razão que já chegamos a mais de 2 mil municípios no Brasil, algo que nunca antes havia ocorrido com nenhum programa de qualificação profissional.

Grande abraço


Luiz Muller
Diretor de Inclusão Produtiva Urbana
Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
+55 61 3433.1419 / 2065
www.brasilsemmiseria.gov.br / www.mds.gov.br

Postar um comentário