sexta-feira, 22 de março de 2013

Qualidade da água das bacias mineiras melhorou em 2012, afirma o secretário de Meio Ambiente


O estudo, divulgado anualmente, foi feito com base na análise das amostras de água coletadas nas 448 estações da rede básica de monitoramento distribuídas por Minas.



Durante a abertura oficial da Semana Mineira de Cooperação pela Água, na terça-feira (19.03), no Museu das Minas e do Metal, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, divulgou os resultados do Mapa de Qualidade das Águas de Minas Gerais 2012, que revelaram que a qualidade da água das bacias mineiras melhorou sensivelmente no último anos.

Na cerimônia, Magalhães também anunciou a assinatura, nos próximos dias do decreto que institui o Núcleo Estadual do Programa Água Doce (PAD), projeto que prevê a geração de água própria para o consumo humano a partir do processo de dessalinização no semiárido.
  
Segundo o Mapa de Qualidade das Águas de Minas Gerais 2012, as bacias mineiras apresentaram melhora expressiva, com a ocorrência de Índice de Qualidade das Águas (IQA) Bom, passando de 18%, em 2011, para 26% em 2012, o Médio passou de 60% para 57%. A análise revela, ainda, que o IQA classificado como Ruim diminuiu 5%, passando de 21%, em 2011, para 16% em 2012. Das 11 principais bacias analisadas (Bacias Hidrográficas dos rios Doce, Grande, Paraíba do Sul, Jequitinhonha, Pardo, Piracicaba/Jaguari, Paranaíba,Mucuri, Leste, Itapem/Itapap e São Francisco), dez apresentaram melhoria nos índices de qualidade da água.

O estudo, divulgado anualmente, foi feito com base na análise das amostras de água coletadas nas 448 estações da rede básica de monitoramento distribuídas por Minas.

O Índice de Qualidade das Águas (IQA) avalia a contaminação dos corpos hídricos em decorrência de matéria orgânica e fecal, sólidos e nutrientes.

 Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário