terça-feira, 30 de abril de 2013

Capelinha se mobiliza contra a Dengue, organizando o Dia D de combate à epidemia


10 de maio será o Dia D contra a dengue 
Foto(s): Internet
12 mortes já foram confirmadas nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Prefeitura inicia ações na cidade para prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue, prepara o Dia D e lança o Disk-Denúncia através do telefone 3516.3857.

Está confirmado! Dia 10 de maio, sexta-feira, Capelinha realiza o “Dia D” de combate ao mosquito da Dengue com concentração na Praça do Povo e ações em toda a cidade. A decisão foi tomada pelo prefeito interino Laerte Barrinha durante reunião nesta quinta-feira, dia 18 de abril, com secretários municipais, vereadores, Polícia Militar e representantes dos setores de Saúde, Vigilância Sanitária, Endemias e Comitê Municipal Contra a Dengue. O encontro também serviu para definição de uma agenda de ações diárias com início imediato e encerramento no dia 10 de maio.

Coordenadas pelo Comitê Municipal de Combate à Dengue, as ações incluem visitas domiciliares por agentes de Saúde, de Endemias e de policiais militares, palestras nas Escolas, panfletagem, publicações em jornais, anúncios em rádio e uso do Disk-Denúncia através do telefone 3516.3857 (Secretaria de Meio Ambiente) para que a população denuncie a existência de focos em lotes vagos e terrenos baldios. Na semana de 06 a 10 de maio haverá mutirão para capina de ruas e limpeza nos bairros, culminando com o “Dia D”.

O prefeito interino Laerte Barrinha disse que é importante o envolvimento de toda a população nas ações de combate e prevenção ao mosquito da Dengue. “A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas os moradores precisam colaborar com esse trabalho, principalmente acabando com a água parada em suas casas, limpando seus quintais e capinando seus lotes vagos”, afirmou Laerte Barrinha. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a ocorrência de 12 casos de Dengue e 128 notificações da doença em Capelinha até o dia 19 de abril.

Na sexta-feira, 26 de abril, boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) confirmava a morte de 51 pessoas em todo o estado por complicações da dengue. As últimas vítimas também eram mulheres, uma de 30 anos, que faleceu em Muiraé, na Zona da Mata, e a outra de 27, em Contagem, na Grande BH. 
O órgão informou que em menos de quatro meses houve aumento de 283% nas mortes em relação a todo o ano passado (18 óbitos de janeiro a dezembro de 2012 e 51 de janeiro até 27 de abril). Em 116 dias, os casos confirmados já são 351% a mais do que em 2012.
A situação só não é pior do que em 2010, quando houve a maior epidemia, com 194.636 casos confirmados e 106 mortes.
POR: ALDAIR GOMES/ARANÃS FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário