segunda-feira, 8 de abril de 2013

Polícia Ambiental apreende mais de 30 toneladas de aroeira em Araçuai


A proprietária da fazenda e dois homens, entre eles, um vereador de Itinga (MG) foram autuados.


Foto: Polícia Militar. De acordo com a Polícia, foram cortados 103 pés de aroeira de 30 metros de altura cada

Mais de 100 árvores de aroeiras centenárias foram cortadas ilegalmente na fazenda Angico , em Araçuai (MG) Vale do Jequitinhonha.

A proprietária da fazenda e dois homens, entre eles, um vereador de Itinga (MG) foram autuados.

Durante toda a semana, dois caminhões truck trabalharam na retirada dos mourões.
A Polícia Ambiental apreendeu 66 mourões, correspondentes a 25 árvores cortadas e prontas para a venda. " O restante foi retirado da fazenda, antes da nossa chegada. Contabilizamos o corte de 103 árvores, com altura média de  30 metros. Elas eram centenárias", informou o sargento Ernani Lopes de Sá. " Foi a maior apreensão de madeira de lei que já fizemos", disse ele.
 Nesta sexta-feira (5) os últimos lotes foram depositados em uma área do quartel da Polícia Militar em Araçuai. Eles ficarão à disposição da Justiça.

Crime ambiental
A fazenda pertence a Aline Santos Sousa, 31 anos,  natural da Bahia e residente em Trancoso, no município de Porto Seguro (BA).
  
 O corte das árvores foi feito pelo seu irmão, Paulo Vítor, de 27 anos, utilizando uma moto-serra e um trator jerico pertencente ao vereador Pedro Jerômino, conhecido por Lili, do município de Itinga (MG).

O vereador foi autuado por concorrer com a prática de corte ilegal de árvores protegidas por lei. Ele foi multado em R$ 5.659,00. O vereador disse que cedeu o trator para uma outra finalidade na fazenda.

Um outro fazendeiro envolvido no crime, Clemente Luiz Gonçalves, 73 anos, também foi autuado e multado em R$ 5.659,00 pelo corte de outras  25 árvores da mesma espécie.


O irmão da proprietária da fazenda, ao perceber a chegada da polícia  fugiu em uma moto e se apresentou no quartel em Araçuai,   no dia seguinte. Ele contou que a responsabilidade pelo corte das árvores era da sua irmã, que confirmou a versão.

A aroeira é uma espécie imune de corte e protegida por lei. " É uma árvore muito cobiçada no mercado negro devido à sua durabilidade. É usada principalmentena construção de currais,  cercas, móveis, varandas de casas e travamentos de imóveis", explica o Cabo Rogério Chaves Siqueira.

A ocorrência será encaminhada ao Ministério Público e à Delegacia de Polícia Civil para abertura de inquérito.

Sérgio Vasconcelos
na Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário