sábado, 11 de maio de 2013

Agricultoras familiares de Malacacheta recebem prêmio do governo federal


O prêmio busca dar visibilidade ao trabalho das mulheres rurais que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental


Os produtos são comercializados em supermercados, mercearias e sacolões do município e região
A Associação Comunitária dos Moradores da Comunidade Flores (ACMFLOR), em Malacacheta, no Vale do Mucuri, recebeu o prêmio “Mulheres que Produzem um Brasil Sustentável” da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O grupo recebeu R$ 20 mil, que serão investidos para ampliar sua agroindústria.
A ACMFLOR existe há 14 anos e é composta em sua maioria por mulheres. Na agroindústria do grupo são produzidos doces, quitandas e polpas de frutas. Parte dos equipamentos utilizados na fábrica foram adquiridos pelo próprio grupo por meio da promoção de bingos, leilões e festas. O prédio foi construído com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR) do Governo de Minas. A Prefeitura de Malacacheta contribuiu com a doação de material e contratação de mão de obra.
De acordo com a conselheira fiscal da associação, Almerinda Pereira Marques Quadros, o dinheiro do prêmio deve ser utilizado na ampliação do prédio da agroindústria do grupo. Será construída uma sala para a instalação de uma despolpadeira para produzir polpas de frutas. “Foi uma surpresa para nós. Esse prêmio valoriza o nosso trabalho e nos motiva a melhorar ainda mais os nossos produtos”, diz Almerinda Quadros.
Os produtos são comercializados em supermercados, mercearias e sacolões do município e região. O grupo também vende seus produtos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com isso, a associação chega a receber anualmente cerca de R$ 20 mil.
“Com o retorno financeiro que temos, podemos ajudar nas despesas de casa e melhorar a nossa qualidade de vida. Além disso, a venda para o PAA e PNAE é garantida e não perdemos nossa produção”, relata Almerinda Quadros.
A ACMFLOR recebe todas as orientações do escritório local da Emater-MG. A equipe de extensionistas da empresa, por exemplo, foi a responsável pelo projeto técnico da fabriqueta de quitandas e doces caseiros. “Temos trabalhado com o grupo na parte de qualificação da produção (curso de boas práticas), gestão do empreendimento e comercialização, com enfoque na agregação de valor, embalagem e rotulagem”, diz o extensionista Rogério Teixeira Lages.
Prêmio
O prêmio “Mulheres que Produzem um Brasil Sustentável” tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho das mulheres rurais desenvolvido por meio de organizações produtivas que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental. A ACMFLOR concorreu com grupos de todo o Brasil. 
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário