sexta-feira, 10 de maio de 2013

Caravana da Saúde vai a Itamarandiba, Almenara e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha



Coletar assinaturas em todo o Estado para proposição de projeto de lei de iniciativa popular que aumenta o investimento na área de saúde, ao obrigar a União a destinar 10% de sua receita corrente bruta ao setor.

Com esse objetivo, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) leva a Caravana da Saúde aos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Na próxima quarta-feira (15.05), a Caravana chega em Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha e, no dia seguinte (16.05), a Águas Formosas e Almenara, no Baixo Jequitinhonha, no nordeste de Minas.

A Caravana da Saúde é a interiorização da Campanha Assine + Saúde, que já recolheu cerca de 440 mil assinaturas em Minas. Para que o Congresso Nacional aceite o projeto, é preciso reunir 1,5 milhão de assinaturas provenientes de pelo menos cinco estados.

O número de adesões em todo o Brasil chega a 1,25 milhão, segundo a Comissão de Saúde da ALMG.

O evento para divulgação da campanha em Itamarandiba será na Câmara Municipal (Praça Dr. Afonso Pavie, 64 – Centro), às 10 horas.

Em Águas Formosas, no Vale do Mucuri, a reunião acontece no Clube da Associação Atlética do Banco do Brasil - AABB (Avenida Belo Horizonte, s/ nº – Centro), também às 10 horas.

Já em Almenara, o encontro será às 14h30, na Câmara Municipal (Praça Dr. Hélio Rocha Guimarães, 28 - Centro). O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), estará presente nas três cidades.

De acordo com o presidente da ALMG, o Governo Federal bate recorde de arrecadação e receita, mas grande parte dos investimentos em saúde são realizados pelos Estados e municípios. "É necessário oferecer uma saúde eficiente. O Brasil tem um quadro de tragédia", defende Dinis Pinheiro.

A Caravana da Saúde ainda vai percorrer outros municípios mineiros. Já estão previstas visitas a Pouso Alegre (24/5), Conceição das Alagoas (6/6), Nepomuceno (10/6), Paraopeba (12/6), Diamantina,  no Alto Jequitinhonha,  (28/6) e Alfenas (8/7).

Campanha nacional

O movimento é feito em todo o País, por iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Academia Nacional de Medicina (ANM).

Em Minas, além da ALMG, a campanha conta com o apoio de, pelo menos, dez entidades, como Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Associação Mineira de Municípios (AMM), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), entre outras.

Entenda o que é a Emenda Constitucional 29 e veja como participar da Campanha Assine + Saúde

FONTE: ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário