terça-feira, 14 de maio de 2013

Chapada do Norte e Minas Novas usam crotalária no combate à dengue

A planta serve de alimento para a libélula, um inseto que se alimenta do mosquito transmissor da dengue.

Os kits estão sendo entregues em visitas domiciliares para plantio ao redor das residências.


A Secretaria Municipal de Saúde de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha,  através do setor de Epidemiologia e Vigilância Ambiental – (FUNASA) realiza em parceria com o Café Aranãs e Resplendor de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas,  uma mobilização de  combate à dengue.

Foram doados ao município cerca de 1.500  kits de sementes crotalária. A planta é usada no combate aos mosquitos da dengue.

Os kits estão sendo entregues em visitas domiciliares para plantio ao redor das residências.
  
Em Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, a Secretaria Municipal de saúde também está realizando a distribuição das sementes através dos agentes de saúde, que realizam visitas às casas e comércios locais.
O que é a crotalária
A Crotalária é uma espécie de leguminosa que, devido ao seu rápido crescimento, tem sido muito utilizada para forração e adubação verde graças ao seu grande poder de fixação biológica de nitrogênio no solo.

Recentemente a Crotalária tem despertado o interesse das autoridades do país por um motivo: O combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti). Ela  serve de alimento para a libélula, um inseto que se alimenta do mosquito transmissor da dengue.
Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive em margens de rios, a planta atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes.

Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. A libélula adulta tam,bém  se alimenta de pequenos insetos e o Aedes aegypti faz parte do seu cardápio, o que pode auxiliar no combate ao mosquito.
A medida já foi adotada com sucesso em cidades como São José do Rio Preto e Monte Aprazível, que distribuíram sementes e mudas à população para reduzir a incidência do mosquito. 
As Crotalárias são pouco exigentes, só precisam de um espaço com luz solar e regas regulares. Podem ser cultivadas tanto em vasos como diretamente no chão. Se sua cidade ainda não aderiu ao projeto, procure sementes da planta e dissemine essa ideia.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Chapada do Norte.


  1. Record News Paulista - Crotalária contra a Dengue - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=zSoYMcpuepY
    17/09/2010 - Vídeo enviado por marketingrecordnews
    Planta que ajuda no combate à dengue é distribuída em Matão, na região de Araraquara. Matéria de Carina ...
  2. Mais vídeos para crotalária »

Nenhum comentário:

Postar um comentário