sábado, 11 de maio de 2013

Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha termina neste sábado (11.05), na UFMG

Associações de artesãos da região expõem variedade de peças como cerâmicas, trançados de fibras, bordados, bonecas e colchas

A Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, que tem encantado seus visitantes ao longo de toda a semana na praça de serviços do Campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, encerra suas atividades neste sábado (11.05), entre 9h e 14h. 
Em sua 14ª edição, o tradicional evento de arte popular conta com a participação de aproximadamente 50 associações de 22 municípios do Vale do Jequitinhonha.
As peças expostas nos estandes foram confeccionadas com técnicas em cerâmica, tecelagem e cestaria, havendo ainda no espaço esculturas em madeira, trabalhos em couro, bordados, pinturas e desenhos. 
Apresentações artísticas, homenagens a mestres artesãos, rodas de conversas e oficinas também fizeram parte da programação. O Vale do Jequitinhonha é internacionalmente conhecido pelo seu artesanato. Além de revelar traços da identidade local e regional, a atividade é a principal fonte de renda de muitas famílias.
O evento integra o Projeto de Extensão Artesanato Cooperativo da UFMG, contando com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e da Superintendência de Artesanato de Minas Gerias.
Os artesãos mostram um pouco de toda a riqueza e diversidade da produção artística popular da região. Exemplo disso é a Associação Dedo de Gente (Araçuaí e Curvelo), criada há 17 anos com o objetivo principal de oferecer oportunidades de trabalho para adolescentes e jovens em situação de risco. “A entidade vem crescendo muito. Essas feiras garantem oportunidades de divulgação do nosso trabalho, além de fazermos novos contatos”, ressalta Danywell Pereira da Silva, membro do grupo.
Lira recebe título de mestra
Na última quinta-feira (09.05), durante a programação da feira, a artesã Maria Lira Marques Borges, mais conhecida como Lira, recebeu o título de mestra. “Depois de tantos anos, receber o título é valorização muito grande do meu trabalho”, comemora.
A artesã produz máscaras de cerâmica e pinturas com pigmentos de terra sobre papel e pedra. Seus trabalhos, inspirados por elementos das culturas africana e indígena, expressam o misticismo e os sentimentos presentes na cultura do seu povo. Lira também é cantora e integra o coral Trovadores do Vale, fundado por ela e Frei Chico, padre holandês radicado no Brasil desde 1968.
Artesanato em Movimento
Sedvan, junto com o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), mantém o Programa Artesanato em Movimento, apoiando o segmento na região, em parceria com a Superintendência de Artesanato de Minas Gerais e o Centro de Artesanato Mineiro. O objetivo é viabilizar a participação de grupos organizados de artesãos em feiras e eventos (nacionais e regionais), garantindo a logística necessária.
A presença dessas associações nas feiras e eventos representa oportunidade para divulgar o melhor da cultura mineira, em especial o típico e tradicional artesanato das regiões Norte e Nordeste de Minas, entre as mais representativas e ricas do Estado, com seus mestres artesãos.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário