segunda-feira, 27 de maio de 2013

Minas é rica, os Gerais é que são pobres.

"Chamei a atenção do Congresso Nacional e de todo o País para a absurda concentração de renda em algumas cidades, regiões e Estados. A pesquisa do IBGE, de 2004, mostra, além da concentração de renda na zona litorânea do Brasil, na região da Mata Atlântica, o desequilíbrio regional na distribuição de investimentos governamentais que criam infra-estrutura e atraem o investimento privado. 

Apenas 10 municípios brasileiros concentram 25% de toda a riqueza produzida no País. Esses municípios correspondem a apenas 15,1% da população brasileira. Já 68 dos 5.560 municípios são responsáveis pela metade do PIB brasileiro. Esses municípios abrangem 18,1% da população.   

Na comparação regional entre as cidades de maior e de menor PIB, na mesma região, a concentração da produção mais uma vez se evidencia, sobretudo no Sudeste, onde os 10% de municípios com maior PIB geraram, em 2002, 29,8 vezes mais riqueza do que os 50% de municípios com menor PIB. 

Quero salientar aqui que os municípios de menor riqueza da Região Sudeste estão nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e no norte de Minas Gerais.

Os mineiros sabem disso desde os tempos coloniais. Minas é rica, os Gerais é que são pobres. Afirmo isto com dor. Com dor porque está marcado em meu sangue, em minha vida, como filho do Jequitinhonha, o sofrimento dos geraizeiros, do sertanejo norte-mineiro, do Jequitinhonha e Mucuri". 

Discurso do Deputado Federal Carlos Mota, em 20.12.2006, na  despedida  do seu
mandato parlamentar. Mota é natural de     Minas Novas,  no   Alto Jequitinhonha, nordeste de  Minas. É Procurador  da República, mora em Brasilia.
Carlos Mota não foi reeleito, mas deixou sua marca: apresentou o projeto de lei que levou o governo Lula a criar a UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário