terça-feira, 21 de maio de 2013

Prefeitos do Alto Jequitinhonha formam consórcio para combater lixões

Representantes de 9 municípios vão a Brasília buscar recursos para construção de Usina de Compostagem

Os prefeitos estão preocupados com o prazo para o fim dos lixões que a Lei Nacional de Resíduos Sólidos estabelece. 2014 é o prazo final com previsão de várias punições para quem não cumpri-lo.
Pensando nisso, nove prefeitos do Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas, decidiram construir juntos uma Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos. Eles decidiram formar um Consórcio para alcançar este objetivo.

Assinaram um documento chamado de Protocolo de Intenções os prefeitos dos municípios de Capelinha, José Antônio Alves de Sousa, o Zezinho da Vitalina; Gilberto Gomes, de Minas Novas; Zilmar Lopes, de Turmalina; Irineu Gomes, de Leme do Prado; Sidnei Fernandes, de Veredinha; Arlete Santos, de Aricanduva; Thiago Pimenta, de Angelândia; Ronaldo Santana, de Chapada do Norte; e Aécio Rodrigues, de José Gonçalves de Minas.

"A Usina de Reciclagem deverá ser construída em local estratégico entre os municípios consorciados para encurtar distâncias, facilitar o transporte do lixo e reduzir os gastos para as prefeituras envolvidas no projeto", afirma o documento.  Estima-se que serão necessários cerca de 30 hectares para a instalação do projeto.

A prefeitura de Aricanduva, Arlete Azevedo, disse ao jornal Acontece de Capelinha que seu município não teria recursos para construir uma usina apenas para a atender a demanda própria. "O consórcio é a melhor saída. Quando as ações são coletivas, organizadas, fica mais fácil obter o resultado. Isso vale para tudo", declarou.

Prefeitos em Brasília buscam recursos
Nesta semana, os prefeitos do Consórcio têm audiência marcada com na FUNASA - Fundação Nacional da Saúde e no Ministério do Meio Ambiente. Eles vão em busca de recursos para financiar o projeto.
As audiências foram agendadas pelo Senador Clésio Andrade (PMDB/MG).
Os prefeitos estimam que os municípios produzem mais de 70 toneladas de lixo. Os recursos devem vir do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário