quarta-feira, 29 de maio de 2013

Quase um milhão: Enem superou em 33,3% o de 2012, em Minas

Total passa dos 870 mil. Em todo o país, serão 7,8 milhões de participantes

Publicação: 29/05/2013 06:00 no Estado de Minas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faz história não apenas em nível nacional. Na 15ª edição da avaliação, as unidades da federação também veem recordes serem batidos. Em Minas, o total de candidatos superou em um terço o de 2012. O Ministério da Educação (MEC) registrou 870.782 participantes, contra 653.074 em 2012 – um aumento de 33,33%. A adesão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) explica parte desse fenômeno. No ranking, o estado fica atrás apenas de São Paulo, onde houve 1,23 milhão de inscritos. Em todo o país, 7.834.024 estudantes se registraram para participar da maratona de provas que ocorrerá em 26 e 27 de outubro.

Os números finais do Enem superaram em 1,7 milhão de candidatos a expectativa do próprio Ministério da Educação, que contava alcançar cerca de 6,1 milhões de participantes. A diferença entre o esperado e o real é igual à quantidade de pessoas que se registraram no sistema apenas no último dia, anteontem. O site do Enem chegou a contabilizar 3 mil inscrições por minuto e 120 mil por hora. Nas últimas horas do prazo, foram 1 milhão de inscrições. Quando considerados apenas os adolescentes que vão concluir a etapa final da educação básica, os números também são altos e se aproximam do total de estudantes nesse nível acadêmico identificados pelo Censo escolar. De acordo com o ministro, 5,4 milhões de alunos do ensino médio regular estão inscritos no exame. “O Enem virou quase um objetivo universal dos estudantes do ensino médio no Brasil”, afirmou Mercadante.

Apesar do recorde de interessados, é bom correr para pagar a taxa de R$ 35, nas agências do Banco do Brasil. O prazo termina hoje. Sem ele, a inscrição não é validada. Até ontem, de acordo com o ministro, 2 milhões de inscritos ainda não haviam efetuado o pagamento. Estão isentos os estudantes de escola pública que vão terminar o ensino médio este ano e o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro.

No último dia de funcionamento do sistema do Enem, a página sofreu dois ataques de hackers, mas o processo não foi prejudicado, segundo o MEC. A pasta negou relação entre as invasões, caracterizadas como tendo sido de “pequeno e médio porte” com o erro apresentado na madrugada de segunda-feira, quando a frase “inscrições encerradas” apareceu na página do Enem. Mercadante garantiu que os hackers não prejudicaram o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário