sábado, 18 de maio de 2013

Taiobeiras recebe unidade da UAITEC


Universidade Aberta e Integrada se junta ao Programa Brasil Profissionalizado para formar profissionais de nível técnico e superior  

A 14ª unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) foi entregue à população, fortalecendo assim, a rede no Estado. O município contemplado foi o de Taiobeiras, no Vale do Jequitinhonha, no Norte de Minas. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, fez a inauguração, nessa semana, ao lado do reitor daUniversidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João dos Reis Canela, e do prefeito municipal, Danilo Mendes Rodrigues. O programa do está construindo um ambiente no qual as universidades estaduais e federais mineiras possam ofrecer capacitação profissional gratuita por meio de uma rede de polos de educação a distância.
Na ocasião, Narcio destacou a importância do projeto para democratização do ensino superior em Minas Gerais e aponta como uma poderosa ferramenta para se atingir as metas do governo federal para o ensino superior no país, além de qualificar a sociedade mineira. O espaço inaugurado conta com uma estrutura de duas salas de educação a distância, com avançado sistema de videoconferência, padronizada para atender 25 alunos cada uma; 50 laboratórios virtuais em 10 computadores e bibliotecas virtuais em outros quatro. A expectativa é de que até o ano de 2014, 120 unidades de educação à distância sejam inauguradas em todas as regiões do estado.
Brasil Profissionalizado no Vale
Taiobeiras também ganhou uma unidade do programa Brasil Profissionalizado. A Ordem de Serviço para início das obras da Escola Técnica foi assinada pelo secretário Narcio Rodrigues no município. 
O programa é uma iniciativa do governo federal em parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da prefeitura municipal.
O programa visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica, e os investimentos chegam a cerca de R$8 milhões. Os documentos foram assinados pelo secretário Narcio Rodrigues e pelo reitor da Unimontes, João dos Reis Canela. Pelo municipio de  Taiobeiras, o prefeito Danilo Mendes Rodrigues.
A unidade da escola técnica de Taiobeiras, agora se junta às de Bocaiúva e Capelinha, que também estão sendo construídas ou adaptadas. Estão previstos também unidades para Joaíma e Grão Mogol, no Vale do Jequitinhonha.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário