terça-feira, 25 de junho de 2013

APAEs reúnem 230 representantes de 14 municípios do Vale do Jequitinhonha

Representes das APAEs  debateram a tecnologia assistiva e desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual
foto destaque
Araçuaí sediou no último domingo, dia 16 de junho, o II Fórum Regional de Autogestão, Autodefesa e Família do Conselho Regional Vale do Jequitinhonha e Alto Rio Pardo. 
O Fórum foi realizado no Colégio Nazareth, entre 7h e 16h. Cerca de 230 representantes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de 14 municípios participaram do evento. O tema central do Fórum foi: “Tecnologia assistiva promovendo o desenvolvimento humano da pessoa com deficiência intelectual” que propõe disseminar este conhecimento nas Apaes no apoio à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A abertura do evento ocorreu às 8h30, com a palestra do deputado federal Eduardo Barbosa, presidente Nacional das Apaes.
FotoNorte 097
O prefeito, o médico Armando Jardim Paixão, fez questão de participar do evento em função de sua importância e, também, em reafirmar o compromisso da administração municipal  no cuidado com as pessoas especiais. Sensibilizado pela maciça mobilização organizada pelas Apaes,  Armando Jardim Paixão, disse que “esse tipo de reunião é que nos motiva a executar a função pública para garantir o melhor atendimento a todo cidadão, independentemente de suas limitações ou condição social”.
FotoNorte 076 - Cópia
Participaram ainda do Fórum o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlindo Dourado, o presidente da Apae, Sebastião Soares Rocha, a conselheira regional das Apaes do Vale do Jequitinhonha e diretora da Apae de Araçuaí, Eunice Maria Tanure Jardim, a conselheira regional das Apaes do Alto Rio Pardo, Celina Marques Mendes, a consultora técnica do Vale do Jequitinhonha, Tábata Teixeira Dornas, o autodefensor estadual, Walmir Rogato Gomes Ruas, e o casal de autodefensores da Apae sede do encontro, Paulo Roberto Silva Siqueira e Helena Santos Cruz.
FotoNorte 062
As Apaes integrantes do Conselho Vale do Jequitinhonha são: Araçuaí, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Medina, Minas Novas, Padre Paraíso, Pedra Azul e Virgem da Lapa. As Apaes integrantes do Conselho Alto do Rio Pardo são: Indaiabira, Rio Pardo de Minas, Salinas, São João do Paraíso e Taiobeiras. Após os fóruns regionais, acontecerá o II Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família e o XII Congresso da Rede Mineira das Apaes. Ambos eventos serão realizados nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2013, na cidade de Belo Horizonte – MG, no Minascentro.
Fonte: Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário